width=

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passará a adotar, a partir desta segunda-feira (30), uma nova estratégia de distribuição da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), para garantir que as crianças menores de 5 anos continuem a ter acesso ao imunizante, que previne contra formas graves de tuberculose, tanto na parte alta quanto na parte baixa da cidade.

De acordo com a Gerência de Imunização da SMS, a medida foi tomada para otimizar o uso das doses recebidas pelo Município e reduzir perdas devido ao uso limitado a seis horas após a abertura do frasco da vacina, conforme a orientação do laboratório produtor.

“Realinhamos nossa estratégia de distribuição com base num ofício circular do Ministério da Saúde, que informou a limitação do estoque disponível da vacina BCG, em razão de dificuldades na aquisição deste imunibiológico. Isso resultou na diminuição do quantitativo de doses repassadas aos municípios, por isso também adotamos a orientação do uso operacional da vacina”, explicou a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

A partir de segunda-feira, a vacina BCG estará disponível em quatro unidades de saúde localizadas em diferentes regiões do Município. O atendimento aos recém-nascidos será disponibilizado um dia por semana em cada unidade, em dias alternados, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima de sua casa no dia adequado, de acordo com a seguinte distribuição:

I Distrito Sanitário: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)

Sexta-feira – das 8h às 16h

II Distrito Sanitário: US Durval Cortez (Prado)

Quarta-feira – das 8h às 16h

VI Distrito Sanitário: US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

Quinta-feira – das 8h às 16h

VII Distrito Sanitário: US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)

Terça-feira – das 8h às 16h

Além de ocorrer nas unidades de saúde, a vacinação continuará a ser feita para os recém-nascidos também nas maternidades conveniadas ao SUS – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Veredas, Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Hospital da Mulher e Hospital e Maternidade Santo Antônio – sendo ministradas após o nascimento até o momento da alta hospitalar.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

(Imagem: Reprodução Internet)