O Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, chegou nesta sexta-feira (11) ao Porto de Maceió. Ele ficará aberto para visitação neste sábado (12) e domingo (13), das 11h às 16h. Durante a visitação, oficiais da Marinha passarão informações sobre a embarcação aos visitantes, que poderão conhecer o convés externo do navio e a entrada do lobby.
A passagem do navio por Maceió faz parte da segunda etapa da comissão “Brasil 2023”. Nesta fase, o navio vai percorrer mais de 2.500 milhas náuticas, aproximadamente 4.600 km, pelos mares do Nordeste, Sudeste e Norte do país.
O Cisne Branco foi construído na Holanda em 1998 e incorporado à Marinha em março de 2000. Esse tipo de navio mercante de grande porte foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1812.
A embarcação é símbolo da Marinha do Brasil e tem 76 metros de comprimento. Ela também conta com uma tripulação de 81 pessoas, entre oficiais e alunos em treinamento.
Ao todo, o navio representará a Marinha em 10 estados brasileiros, em 13 portos nacionais: Santos, Ilhabela, São Sebastião (SP), Salvador (BA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife, Fernando de Noronha (PE) e Vitória (ES).
Para realizar a visitação é necessário apresentação de documento de identificação com foto, inclusive menores de idade, que devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.
O Porto de Maceió recomenda ainda que os visitantes usem calçados fechados e evitem sandálias ou chinelos. Está proibida a entrada de animais de estimação.
*Com assessoria
POR: Mariane Rodrigues* /GAZETAWEB
FOTO: Reprodução/ Redes Sociais