width=

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL, tentou costurar uma alternativa para a disputa pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal ao sugerir um terceiro nome, como forma de buscar consenso entre os parlamentares. A articulação, entretanto, não foi bem recebida, e a maioria dos vereadores manteve firme o apoio ao atual secretário da Mesa, Marcelo Palmeira (PL).

A eleição para a presidência tem dois nomes principais na disputa: Galba Netto (PL), atual presidente da Casa, que busca o terceiro mandato, e Marcelo Palmeira, que já conta com 18 votos declarados entre os 27 parlamentares.

Apesar do aceno de JHC com uma alternativa de terceira via, os vereadores aliados a Marcelo Palmeira descartaram mudanças de posicionamento. Para um dos membros do grupo dos 18, a decisão está consolidada:

“Essa é uma eleição interna, não é nada contra o prefeito, que terá nosso apoio, mas já decidimos fechar questão em torno do Marcelo Palmeira. Quem sair agora, vai sair com a marca da traição e isso ninguém vai querer”, afirmou um dos vereadores.

Base fechada

Segundo as lideranças que articulam a candidatura de Marcelo, não há espaço para deserções. A avaliação do grupo é de que qualquer tentativa de mudança seria prejudicial à imagem dos parlamentares envolvidos.

“Se outro vereador quiser sair, pode se desmoralizar. Em todos os cenários, estamos fechados com a maioria necessária para eleger a próxima mesa diretora”, destacou outro vereador ligado ao grupo.

Galba Netto depende de JHC

O atual presidente da Casa, Galba Netto, busca viabilizar seu terceiro mandato consecutivo, mas sua candidatura dependeria de um movimento mais forte do prefeito JHC para equilibrar as forças políticas. Sem adesão suficiente, Galba enfrenta dificuldades diante do cenário consolidado em torno de Marcelo Palmeira.

Apesar da tentativa do prefeito de sugerir um terceiro nome como alternativa, o grupo dos 18 segue unido, fortalecendo a candidatura de Marcelo e sinalizando que a eleição da Mesa Diretora já está praticamente definida.

POR: POLÍTICA ALAGOANA

FOTO: GOOGLE