A disputa pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió tomou um novo rumo. Com o apoio unânime da base governista, o vereador Chico Filho (PL), líder do governo na Casa, consolidou sua candidatura como única para o comando do Legislativo no biênio 2025-2026. Marcelo Palmeira e Galba Neto, ambos do PL, que antes figuravam entre os possíveis candidatos, retiraram os seus nomes da corrida.
Chico Filho, que já reúne pelo menos 20 votos garantidos, podendo ampliar esse número, enviou uma mensagem à reportagem, destacando o papel do diálogo e da articulação para a construção de um consenso em torno de sua candidatura.
“Diálogo. Este foi o clima da nossa reunião com o prefeito JHC e os vereadores que referendaram apoio a uma candidatura única pela Mesa Diretora da Câmara de Maceió. O trabalho feito neste sentido uniu dois grupos que desde a eleição debatiam os caminhos do Legislativo”, declarou Chico Filho à Tribuna Independente. Ele destacou ainda o aprendizado acumulado em sua atuação como líder do governo.
“Ao exercer a liderança do prefeito, aprendi muito e sei o quanto temos como contribuir, com nomes preparados para o crescimento de Maceió. Fico muito honrado pela escolha dos colegas e pelo apoio fundamental do prefeito, que sempre está ao lado das ideias que somem pelo desenvolvimento da nossa cidade”, completou.
Ontem (26), o vereador Marcelo Palmeira, destacou em contato com a Tribuna Independente, que retirou o seu nome da disputa e apoia Chico Filho. Antes de ocorrer a reviravolta esta semana, Chico Filho estava fechado com a então candidatura de Marcelo Palmeira.
Kelmann Vieira (MDB) afirmou que a disputa está definida. “A disputa da mesa está consolidada. Estou sim apoiando Chico”, disse. Já Marcelo Palmeira (PL) reforçou a unidade da base governista. “Em acordo, vamos apoiar o Chico Filho”, declarou.
A articulação contou com o papel decisivo do prefeito JHC, que reforçou sua força política ao promover uma composição que uniu grupos antes divergentes. O movimento consolidou a liderança de Chico Filho e garantiu que nomes alinhados à gestão municipal façam parte da Mesa Diretora, reforçando a governabilidade e a sintonia entre os poderes Legislativo e Executivo.
A nova composição da Mesa Diretora ficou definida com Chico Filho como presidente. A vereadora Silvania Barbosa ocupará o cargo de primeira vice-presidente, enquanto Jeanine Beltrão (PL) será a segunda vice-presidente. O cargo de primeiro secretário será assumido por Galba Neto (PL), seguido por Luciano Marinho (PL) como segundo secretário. Siderlane Mendonça (PL) ocupará a terceira secretaria, e Cal Moreira (PL) será o quarto secretário.
Por Thayanne Magalhães – repórter / Tribuna Independente
FOTO: Edilson Omena e Sandro Lima /TRIBUNA INDEPENDENTE