width=

Durante as fortes chuvas que atingiram Maceió ao longo do fim de semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) mobilizou equipes técnicas para vistoriar obras em encostas, realizar ações emergenciais e garantir a segurança da população. As atividades começaram ainda na madrugada de sábado para domingo e seguiram por todo o domingo (18).

Equipes estiveram nas encostas onde estão em andamento obras de contenção definitiva. Durante as vistorias, foram identificados pequenos deslizamentos pontuais, que não oferecem risco à população, mas que já estão sendo avaliados para receber os reparos necessários. A Seminfra também segue em articulação com a Defesa Civil, que executa levantamento de novos pontos de encostas que possam necessitar de intervenções de contenção ou proteção. A partir disso, será elaborado um plano de ação para inclusão dessas áreas na programação de obras da pasta.

Além disso, segundo informou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, as equipes do Sistema Integrado de Defesa Civil do Município estão a postos e atuando em plantão integral para minimizar os impactos das chuvas na capital alagoana. “A determinação do prefeito JHC é de atenção especial neste período, com todas as secretarias da prefeitura atuando em alerta e com equipes de plantão”, afirmou Cunha.

Nos últimos quatro anos, a Seminfra entregou 31 obras de contenção e proteção em diversas regiões da capital, levando mais segurança e tranquilidade para famílias que, por décadas, conviveram com o medo de deslizamentos.

Além das encostas, os trabalhos de drenagem foram intensificados desde a madrugada, com levantamento de pontos críticos, limpeza, desobstrução e recuperação das redes. As equipes atuaram de forma simultânea em várias regiões da cidade, mobilizando todo o contingente de técnicos e de equipamentos, como caminhões de hidrojateamento e sucção, que realizam a limpeza profunda das galerias, e robôs de videomonitoramento, que identificam obstruções internas nas tubulações.

Durante as ações, foram encontrados entulhos acumulados nas redes de drenagem, a maioria resultante do descarte irregular de lixo nas ruas, que acaba sendo arrastado pelas águas da chuva para dentro do sistema. A colaboração da população é fundamental para a eficácia dessas ações. Nos últimos quatro anos, mais de 8 mil toneladas de resíduos foram retiradas das galerias pluviais da capital.

Os serviços de manutenção das redes de drenagem são realizados de forma contínua pela Prefeitura, inclusive durante a noite em situações específicas, para minimizar os impactos das chuvas e garantir o funcionamento do sistema.

Além disso, o contingente de maquinário, como retroescavadeiras, estão sendo utilizados para realizar a retirada de lama acumulada em alguns pontos da cidade, visando liberar o acesso da população. Esse serviço teve início no domingo e segue em execução nos próximos dias.

A Seminfra segue monitorando as condições da cidade e atuando de forma integrada com os demais órgãos municipais. Os trabalhos seguem intensificados nos próximos dias para garantir a segurança da população e a funcionalidade da infraestrutura urbana.

TRIBUNA HOJE \ Por Ascom Seminfra

Foto: Felipe Sóstenes / Ascom