width=

Alagoas está em estado de alerta devido à previsão de continuidade das fortes chuvas para os próximos dias. Conforme a meteorologia, o estado está sob alerta laranja (perigo) em 37 cidades, com chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 quilômetros por hora, até às 23h59 desta terça. O Alerta amarelo (perigo potencial) está em 50 cidades, com chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Até às 10h desta quinta, dia 22.

O cenário meteorológico atual é influenciado pela formação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à presença de cavados sobre o oceano, na altura da costa nordestina, que favorecem a formação de nuvens carregadas e rajadas de vento moderadas.

Nas demais regiões do estado, como o Agreste e o Sertão, também há previsão de chuvas, mas com intensidade entre fraca e moderada, e menor risco associado.

Paripueira foi o município mais impactado, com 72 pessoas desalojadas. Em Pilar, 20 pessoas estão desabrigadas e 40 desalojadas. Coqueiro Seco contabiliza oito desabrigados e 12 desalojados, enquanto Maceió registra 18 desalojados. Já em São Luís do Quitunde, 14 pessoas estão desabrigadas.

Até o momento, não há registro de óbitos relacionados às chuvas, salientou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi registrado em Maceió o maior volume de chuva contabilizado nas últimas 24 horas em todo o Brasil. Na capital, choveu 764 milímetros. O segundo maior volume ficou em Palmares (Pernambuco 68,4 mm), São Borja (Rio Grande do Sul, 46 mm) e Campina da Lagoa (Paraná 412 mm).

As regiões que mais tiveram incidência de chuva foram a metropolitana de Maceió e o litoral Norte. De acordo com o superintendente de Prevenção de Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, existe previsão de volumes expressivos de chuva, principalmente no litoral Norte e na Zona da Mata alagoana.

“A Região Metropolitana de Maceió também requer atenção. A previsão é de chuva por, pelo menos, mais 48 horas, podendo se intensificar nesta terça-feira. Estamos dentro da quadra chuvosa, mas devemos ultrapassar a média do mês com esses três a cinco dias de chuvas. É um volume muito alto para um curto espaço de tempo. Ainda deveremos ter novas pancadas de chuvas em todo o estado. Maceió deve ficar alguns períodos intercalando com momentos de tempo seco e outros períodos com chuva. A chuva deve se intensificar novamente à noite aqui na região”, detalhou o meteorologista.

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente

Foto: Edilson Omena