width=

A Prefeitura de Maceió divulgou, na última segunda-feira (07), em edição extraordinária do Diário Oficial, a aprovação da Lei Delegada que promove uma reestruturação nas entidades que compõem a administração municipal. A iniciativa visa modernizar a gestão, aumentar a eficiência dos serviços e economizar recursos públicos, adaptando a máquina administrativa às demandas atuais da população.

A reestruturação não prevê a criação de novas secretarias, mas extingue algumas pastas e redistribui suas competências entre órgãos já existentes, buscando racionalizar o uso dos recursos públicos e aprimorar a prestação dos serviços municipais.

Por exemplo, as responsabilidades da antiga Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foram transferidas para a Autarquia de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Alurb), assim como para o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental.

Além disso, foram criados novos serviços sociais autônomos, como o Maceió Turismo, que terá papel fundamental no fomento e na promoção do turismo local, atuando para apoiar a Secretaria Municipal de Turismo.

Também foram instituídos o Maceió Educação, focado no desenvolvimento educacional municipal, e o Serviço Social de Desenvolvimento de Maceió, que absorveu as funções do extinto Maceió Investe, ficando responsável por projetos e políticas públicas para o crescimento da cidade.

De acordo com a Prefeitura, essa reestruturação representa um passo importante para modernizar a gestão pública, fortalecer setores e garantir um serviço mais eficaz para a população maceioense.

Mais informações sobre as mudanças podem ser conferidas na edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada em 07 de julho de 2025. Clique aqui e confira.

CADA MINUTO *Com Secom Maceió

FOTO: GOOGLE