No coração do Vergel do Lago, em Maceió, a Associação Casa Tuca atende centenas de famílias e enfrenta o desafio de manter suas ações com recursos limitados.
“Quero que tudo que é feito por mim seja usado para ajudar quem mais precisa”. Esse foi o desejo do pequeno Arthur, carinhosamente chamado de Tuca, quando enfrentava um câncer raro durante o tratamento em São Paulo.
A frase simples, mas profunda, virou missão de vida para sua mãe, Aline, e inspira até hoje o trabalho da Casa Tuca, projeto social que há quatro anos transforma vidas no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
O TH Entrevista desta semana abriu espaço para contar essa história que emociona e inspira. Sérgio Gomes, coordenador da associação, explicou como o último pedido de Tuca foi capaz de gerar uma corrente de amor capaz de mobilizar voluntários, doadores e parceiros em torno de um ideal: cuidar dos mais vulneráveis.
“A mãe dele transformou a dor em amor. A Casa Tuca nasceu desse gesto. Hoje somos uma família que cresce com cada criança acolhida, com cada prato servido, com cada vida transformada”, contou Sérgio.
Muito além de um abrigo, a Casa Tuca oferece judô, jiu-jitsu, capoeira, tênis, aulas de inglês e reforço escolar para crianças e adolescentes. Conta ainda com atendimento odontológico em parceria com universidades, além de cursos de capacitação profissional, como costura, empreendedorismo e informática (em parceria com o Senac e a Fundação Dom Cabral).
“Mais de 700 famílias da região são atendidas, além de pessoas em situação de rua que recebem semanalmente refeições distribuídas pelas ruas e praças de Maceió. E o cuidado vai além dos humanos, a Casa também doa ração para animais abandonados. Toda semana, são cerca de 10 quilos de ração levados para cães e gatos que vivem nas ruas”, disse.
Sérgio frisou que são incontáveis os momentos que marcaram a trajetória da Casa. “É muito emocionante ver uma criança que antes não tinha perspectiva agora sorrindo numa aula, ou uma mãe aprendendo a costurar e conseguindo renda para sustentar a família. Cada transformação dessas é um renascimento”, afirmou.
Apesar do impacto gigantesco, a Casa Tuca enfrenta uma realidade desafiadora e precisa de cerca de R$ 47 mil por mês para manter as atividades.
Por isso, lançou uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Apoia.se/casatuca, com link acessível no Instagram oficial @casa.tuca. Doações podem ser feitas por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.
Visite, conheça, ajude
A sede da Casa Tuca está de portas abertas para quem quiser conhecer de perto esse trabalho transformador. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 11h. A solidariedade começa com um gesto. E a Casa Tuca é a prova viva de que ele pode mudar o mundo.
Por Tribuna Hoje
Foto: Edilson Omena