width=

Empreendedores participaram, nesta segunda-feira (29), da abertura do Mutirão Acredita, realizado na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió. A iniciativa busca democratizar o crédito e aproximar os pequenos negócios das instituições financeiras e conta com uma programação que segue até novembro. Neste primeiro encontro, os empreendedores participaram de atendimentos individuais, consultorias e negociações de crédito com Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sicredi, Sicoob e Desenvolve, além de uma oficina sobre Formação de Preço.

Presente na abertura, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, destacou que, desde 2023, o Sebrae vem ampliando a aplicação do Fampe (Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas) para facilitar o acesso ao crédito. “Sabemos que a maior dificuldade para os pequenos negócios está nas garantias. Por isso, momentos como esse são fundamentais para que os empreendedores conversem com as instituições, conheçam as opções de crédito para capital de giro, financiamento de máquinas e equipamentos. Estamos prontos para atender a todos”, afirmou.

Também participaram do encontro o gerente de desenvolvimento de negócios da Sicredi, Fábio Júlio; a assessora de pessoas jurídicas da Sicredi, Paula Ferro; a gerente de microcrédito da Desenvolve, Josecyla Queiroz; e o gerente de crédito da Desenvolve, Erick Nascimento.

“Essa parceria com o Sebrae tem gerado frutos, comprovados pelos números que acompanhamos todos os dias. São sonhos realizados por meio da concessão de crédito com o apoio do Fampe. Temos total satisfação em fazer parte desse momento e em contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do estado”, reforçou Erick Nascimento.

Entre os empreendedores beneficiados, Fábia Regina, do espaço FF Beleza, recebeu um cheque simbólico de acesso ao crédito durante a abertura do Mutirão. Com quase 30 anos de atuação na área da beleza e cliente do Sebrae desde 2012, ela ressalta o impacto positivo do apoio. “Com o crédito que recebi, já consegui realizar um curso que estava nos meus planos, investi em novas compras de produtos e até iniciei uma reforma no salão. Foi algo muito importante, porque sem esse apoio seria difícil juntar o dinheiro necessário. Agora, com a linha de crédito da Desenvolve e a orientação do Sebrae, consegui investir de forma estruturada. Essa oportunidade transformou meu negócio”, compartilhou.

Empreendedora Fábia Regina, do espaço FF Beleza, celebra crédito conquistado no Mutirão Acredita para investir e expandir o negócio. Foto: Julio Vasconcelos

Além de Fábia, também foram contemplados com o cheque simbólico os empreendedores Paulo Fernando dos Santos e Roberta Gonçalves, da empresa Delícias do Chef, e o operador turístico da Boat House MCZ, Ricardo Castelo Branco.

Crédito orientado a empreendedores alagoanos

O Mutirão Acredita faz parte do Programa Acredita, que conta com o apoio do Fampe, gerido pelo Sebrae. O fundo complementa as garantias exigidas pelas instituições financeiras, facilitando financiamentos para empreendedores que desejam expandir o negócio, investir, aumentar estoque ou realizar reformas.

A ação segue no dia 30 de setembro, em Maceió, das 9h às 17h, com a palestra “Os 10 mandamentos da gestão financeira para empreendedores e pequenos negócios”, ministrada por Leandro Trajano, referência nacional em gestão e finanças. Nos dias 2 e 3 de outubro, o mutirão chega a Penedo; em 27 e 28 de outubro, será realizado em Arapiraca; e encerra nos dias 4 e 5 de novembro, em Delmiro Gouveia.

Voltado para pessoas jurídicas, como MEI e microempresas, e também aberto a pessoas físicas que já empreendem de forma informal, o evento é uma oportunidade de conhecer linhas de crédito disponíveis, renegociar dívidas e receber orientações práticas sobre gestão empresarial, marketing e elaboração de planos de negócio, tudo de forma gratuita. “Realizamos esses encontros para aproximar nosso público das instituições financeiras e mostrar que não é preciso ter medo de acessar crédito. Estamos aqui para orientar os empreendedores, apoiando cada etapa do processo e garantindo que, durante toda a trajetória de crescimento da empresa, o Sebrae esteja ao lado deles”, reforçou Rodrigo Figueiredo, analista do Sebrae Alagoas.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE