As obras que permitirão o retorno do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) aos bairros do Mutange e Bebedouro, em Maceió, já começaram. Atualmente, as equipes realizam a fase inicial de terraplanagem do solo, etapa essencial para a posterior instalação dos trilhos. A previsão é que o VLT volte a circular pela região em 2027, após a conclusão das próximas etapas, que incluem a colocação dos trilhos e a implantação de tecnologias de monitoramento.

O VLT deixou de passar pelo trecho em 2020, quando foi identificada a causa do afundamento de solo que atingiu cinco bairros da capital alagoana. Em 2024, técnicos da Defesa Civil de Maceió, liderados pelo coordenador-geral Abelardo Nobre, viajaram ao Japão para uma missão técnica com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT). Na ocasião, visitaram o Railroad Technical Research Institute, onde conheceram as melhores práticas internacionais em gerenciamento de emergências ferroviárias e sistemas de monitoramento sísmico.

Durante a visita, os técnicos observaram como funcionam os sistemas de comunicação e os métodos de resposta rápida, fundamentais para proteger vidas e reduzir os impactos de possíveis desastres. A partir dessa experiência, a Defesa Civil de Maceió elaborou uma série de recomendações que precisam ser seguidas para garantir a segurança do retorno da operação do VLT.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Estabilização da encosta: é fundamental concluir as obras de estabilização e contenção do Mutange, que visam mitigar o risco de movimentação de massa na região. Esses trabalhos já estão em andamento.
Tecnologia de monitoramento: os trilhos localizados na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro devem receber tecnologias de mitigação de riscos operacionais e monitoramento em tempo real. Assim, será possível detectar alterações na geometria e deformações nos dormentes, assegurando uma operação segura para os usuários.
Preenchimento das cavidades: os estudos e dados de monitoramento indicam que a continuidade do preenchimento das cavidades com areia é essencial para a estabilidade da linha férrea. As cavidades 27 e 15 já foram totalmente preenchidas, enquanto as 20/21 estão em andamento.
Monitoramento contínuo: o trecho entre o antigo Colégio Bom Conselho e a ladeira da Gruta do Padre Cícero Romão Batista, na Av. Major Cícero de Góes Monteiro, deverá permanecer sob vigilância constante da Defesa Civil e de outros órgãos competentes, independentemente da operação.

USO TEMPORÁRIO E CONTROLADO

A volta da circulação do trem seguirá critérios rigorosos de segurança e monitoramento. O VLT só poderá trafegar na região após o cumprimento integral das recomendações da Defesa Civil.

“O uso do local será momentâneo, apenas durante o tempo de passagem do trem. Não haverá construção de paradas em todo o trecho dentro dos bairros afetados. A política de gestão de desastres não permite o retorno de edificações permanentes na área”, explicou o coordenador-geral Abelardo Nobre.

De acordo com as orientações técnicas, o trem voltará a circular pelos bairros de Mutange e Bebedouro de forma controlada e temporária. O sistema contará com tecnologia de ponta para o monitoramento ininterrupto da região, garantindo que todos os critérios de segurança sejam cumpridos antes da retomada definitiva das operações.

ALAGOAS 24 HORAS \ Fillipe Lima, com informações da Secom Maceió

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