O Agreste de Alagoas tem motivos de sobra para se orgulhar. Quatro projetos desenvolvidos por arapiraquenses, que integram a equipe da Agreste Saneamento, foram selecionados para a fase nacional do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2025, o mais importante reconhecimento do setor no país, considerado o “Oscar” do Saneamento.

As iniciativas, aprovadas na etapa técnica da premiação, levarão o nome de Arapiraca e de Alagoas ao Seminário Nacional de Benchmarking do PNQS, que será realizado entre 25 e 27 de novembro, em Campinas, São Paulo. Os cases destacam o compromisso da Agreste Saneamento, que opera os sistemas de tratamento de água para 10 municípios do Agreste alagoano, incluindo Arapiraca, com a inovação, a eficiência e o desenvolvimento sustentável do saneamento.

Entre os finalistas, o “Modelo Estruturado de Gestão Contratual”, de Gabryelle Gomes, aprimorou a governança e a padronização de processos. Na área operacional, Paulo Felipi de Melo Barbosa assina o case “Gestão Avançada de Manutenção”, que aumentou a confiabilidade dos sistemas.

Em saúde e segurança, o projeto “Modelo Integrado de Gestão e Cultura de Segurança”, de Fábio José da Silva Santos, consolidou uma nova cultura preventiva. Fechando a lista, o “Fornecedor Nota 100”, de Vitória Regina Martins Silva, modernizou a avaliação de fornecedores com apoio de Inteligência Artificial.

Para a diretora-geral da Agreste Saneamento, Ângela Lins, o resultado reforça a maturidade técnica da equipe e o impacto direto dessas iniciativas na melhoria do serviço prestado à população. “Esses resultados mostram o poder da nossa gente. Cada projeto finalista representa um avanço real no nosso dia a dia dentro da operação. É o Agreste alagoano mostrando que inovação, compromisso e excelência também nascem aqui. Esse reconhecimento é de todos que fazem parte da nossa jornada”, ressalta.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria