O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Marco Fireman, e o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, lançaram, nesta terça-feira (25), a Transferência Digital de Propriedade de Veículos, serviço inédito no Brasil que elimina totalmente a apresentação de documentos físicos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. O avanço era um desafio histórico para os Detrans de todo o país.
A solenidade aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). Na ocasião, eles também apresentaram a “Lisi”, plataforma inteligente de atendimento digital personalizado, contínuo e inclusivo. Baseado em Inteligência Artificial Generativa, o serviço já está disponível no site e demais canais de atendimento do Detran.
“A digitalização completa dos serviços do Detran faz parte do projeto Alagoas Digital. Assumi o compromisso com o governador Paulo Dantas de tornar o Detran 100% digital até o final da gestão, e estamos próximos de alcançar essa meta. Prevejo que, até meados do próximo ano, o órgão estará totalmente digitalizado, o que representará um avanço significativo”, afirmou Fireman.
De acordo com ele, a última etapa para atingir esse marco será disponibilização do serviço de vistoria domiciliar de veículos. “Queremos chegar até o final do governo com 100% dos serviços digitais. Hoje, 70% dos serviços são digitais. O próximo lançamento que a gente vai ter, vai ser a vistoria domiciliar, que vai facilitar a vida do cidadão, que receberá a visita do vistoriador em casa”, acrescentou o diretor-presidente do Detran.
Taxas em queda
Vitor Pereira destacou que a digitalização reduz custos e tempo e que, com isso, as taxas do Detran tendem a baixar, beneficiando ainda mais a população.
“O nosso maior patrimônio é o tempo. Se você diminui o tempo e utiliza a tecnologia, essas taxas têm que ser menores para o cidadão. Temos que entregar bons serviços, cobrando menos ainda”, enfatizou o secretário de Governo, reforçando que o Detran 100% Digital faz parte de uma estratégia da administração do governador Paulo Dantas.
“Nós temos um grande programa de digitalização, de inclusão tecnológica do Estado de Alagoas em todos os setores. Na educação, na saúde, na infraestrutura e agora esse programa é integrado também ao Detran. E qual a finalidade desse tipo de integração? É melhorar sempre a vida do cidadão, fazer com que a desburocratização facilite a vida daquele que precisa dos bons serviços públicos que nós já oferecemos”, acrescentou Pereira.
Segurança com padrão bancário
O diretor-presidente do Detran assegurou, ainda, que todo o processo de transferência será feito digitalmente, com um alto nível de segurança, garantido por autenticação bancária.
“Destaco que a inovação reside na transferência digital de veículos entre pessoas jurídicas, entre pessoas jurídicas e físicas, e entre pessoas físicas e jurídicas. A transferência entre pessoas físicas já existia em alguns estados, mas conseguimos disponibilizar um menu completo de opções”, explicou Fireman.
Lisi, a IA Generativa que atende, responde e resolve
Desde abril, quando a primeira versão da Lisi entrou em funcionamento, até esta terça-feira (25), a plataforma já registrou mais de 1 milhão de interações.
Em sua versão mais atualizada, Lisi é uma assistente de execução capaz de compreender a fala humana, responder em texto e áudio, resolver dúvidas reais com agilidade e precisão. Não se trata, portanto, de um simples chatbot: é uma plataforma inteligente de atendimento digital personalizado, contínuo e inclusivo.
A ferramenta também responde sobre transações, executando a consulta de protocolos e processos, e, caso necessário, encaminha o usuário para o atendente humano, dentro do mesmo fluxo, sem encerrar a conversa, mantendo o histórico e permitindo a retomada de uma conversa anterior.
(Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas)
Ainda é capaz de conduzir o cidadão por todos os serviços do Detran de forma fluida, empática e humanizada.
“Lisi, nossa atendente virtual, não se limita a um menu de opções. Ela está preparada para orientar e interagir com o usuário, possuindo conhecimento abrangente do Código de Trânsito Brasileiro e de todos os serviços do Detran, auxiliando na execução dos serviços disponíveis no site”, destacou Fireman.
Participaram ainda da solenidade, a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues; o secretário executivo de Comunicação, Cláudio Costa; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas, Juliano Lessa; dentre outras autoridades.
Por Severino Carvalho / Agência Alagoas TRIBUNA HOJE
Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas















