width=

O auditório do Cesmac Faculdade do Sertão – situado no bairro Vila Maria – foi palco, na manhã desta quinta-feira (02), de um encontro marcado por aprendizado e conscientização. Cerca de 200 alunos de escolas municipais de Palmeira dos Índios participaram de uma palestra sobre o exercício da cidadania e a importância do voto. A ação integrou o projeto Eleitores do Futuro, uma iniciativa desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/AL), em parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios.

A palestra contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a prefeita Tia Júlia, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira, a secretária-adjunta Ana Holanda, o representante do Ministério Público Ailton Pereira, o desembargador Orlando Rocha Filho, o procurador do Município de Palmeira dos Índios Roberto Pontes, a procuradora do Município de Maribondo Elba Siqueira e ainda o diretor do Cesmac Faculdade do Sertão Alberto Mafra.

Participaram do evento estudantes das escolas Professora Marinete Neves, Doutora Célia Margarida, Professor Tenório Douglas Apratto, Marcelo Minervo dos Santos Pimentel, Antônio Fernandes da Costa, Pedro Rodrigues Gaia, Gérson Jatobá Leite e Vereador Elói Barbosa.

Durante a programação, os estudantes discutiram temáticas relevantes, como o protagonismo feminino na política e a ocupação de cargos de poder por mulheres. Na ocasião, o público pôde acompanhar a fala do desembargador Orlando Rocha Filho, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que destacou a relevância do voto consciente e a necessidade da participação ativa da juventude na construção da democracia. “Temos um programa de incentivo ao jovem eleitor e ao eleitor do futuro. A cada vez que vamos a um município, realizamos a chamada aula de cidadania, mostrando aos jovens que ainda não votam, ou aos que já são eleitores, a importância desse direito. O voto é um patrimônio inalienável, que pertence igualmente ao homem, à mulher e à juventude”, afirmou o desembargador.

Para a prefeita Tia Júlia, o projeto é fundamental para aproximar as novas gerações dos valores democráticos. “É um momento de grande significado, porque forma cidadãos mais conscientes e preparados para transformar a sociedade por meio do voto e da cidadania”, ressaltou a gestora.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE