O Corinthians viu afastar o risco de rebaixamento no Brasileirão após vencer o Vasco por 1 a 0, jogando na Arena Corinthians, em São Paulo. O gol foi do meia Mateus Vital, formado nas categorias de base do Vasco.

Foi a primeira vitória do Corinthians em quatro jogos. Anteriormente, o time vinha de derrotas para Botafogo e Cruzeiro (ambos por 1 a 0) e empate no clássico contra o São Paulo (1 a 1).

Com o resultado, o time corintiano atingiu 43 pontos e está perto do índice de 44 considerado seguro para não cair. Já o Vasco viu a ameaça de nova queda ficar ainda mais próxima. O time estacionou nos 39 pontos.

Pressão corintiana

Precisando da vitória para diminuir a pressão da torcida e afastar o perigo de rebaixamento, o Corinthians começou pressionando o Vasco em seu campo de defesa. O técnico Jair Ventura optou por colocar um meio-campo jovem e cheios de gás (Pedrinho, Mateus Vital e Thiaguinho) para tentar triangulações com os laterais Fagner e Danilo Avelar. Jadson, com dores no joelho direito, era dúvida, mas foi para o jogo.

Logo aos 4′, em um cruzamento de Avelar, a bola sobrou para Thiaguinho no meio da área. Mas o meia chutou por cima do gol. Oito minutos depois, Mateus Vital tocou para Avelar. O lateral-esquerdo cruzou, mas Fernando Miguel fez boa defesa.

O goleiro vascaíno voltou a ser acionado dois minutos depois, quando Jadson arriscou de fora da área, para a defesa de Fernando Miguel. De fora da área, Mateus Vital teve outra boa oportunidade aos 24′, mas o meia chutou para fora.

Marcação forte

Aos 37′, em uma rara descida do Vasco ao ataque, Kelvin esbarrou em Thiaguinho pela direita da grande área e reclamou pênalti. A arbitragem mandou seguir o lance.

Sem conseguir entrar na área adversária, muito congestionada, tanto Corinthians como Vasco passaram a arriscar chutes de longa distância. Foi o que tentaram Kelvin, aos 41′, e Pedrinho, dois minutos depois. Ambos sem levar muito perigo.

No final do primeiro tempo ainda houve tempo para um princípio de confusão, quando o técnico Alberto Valentim, do Vasco, acabou expulso por reclamação.

Gol do Corinthians

As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. Melhor postado em campo, o time da casa marcou seu gol logo no início da segunda etapa. Fagner desceu pela direita e cruzou para Mateus Vital, que testou de cabeça, marcando contra sua ex-equipe.

Formado nas divisões de base do Vasco, o meia não comemorou o gol que deu alívio a seus companheiros em campo e à torcida, que lotou as arquibancadas da Arena Corinthians, apesar da má campanha da equipe.

Logo após fazer o gol, Mateus Vital sentiu a coxa direita e acabou substituído por Clayson.

Pressão vascaína

Necessitado ao menos do empate, o Vasco partiu para o ataque. Aos 10′, Raul cruzou para Andrés Ríos. O atacante chutou forte, mas Cássio espalmou para fora.

Aos 38′, o Corinthians teve uma grande oportunidade com Roger, que havia entrado no lugar de Danilo. O atacante recebeu de Clayson e ficou cara a cara com Fernando Miguel. Porém, chutou para fora.

No minuto seguinte, Dudu cruzou na área e Marrony buscou o desvio. O jogador caiu na área após disputa com Danilo Avelar. Os vascaínos reclamaram de pênalti. Na pressão, aos 44′, Yago Pikachu cobrou escanteio na cabeça de Leandro Castán. Cássio defendeu.

Aos 49′, na melhor oportunidade do Vasco no segundo tempo, Henrique recebeu a bola na entrada da área e chutou no travessão.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (21) para enfrentar o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba. Já o Vasco recebe o São Paulo na quinta-feira (22), às 20h.

Ficha técnica
CORINTHIANS 1X0 VASCO

Data: 17/11/2018; Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo (SP); Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO); Público: 38.835 pagantes; Gols: Mateus Vital, aos 5’ do 2º tempo; Cartões amarelos:  Jadson e Fagner (Corinthians); Fernando Miguel e Leandro Castán (Vasco); Cartão vermelho: Alberto Valentim (Vasco)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Henrique, Léo Santos e Danilo Avelar; Ralf e Thiaguinho (Araos, aos 33’ do 2º tempo); Mateus Vital (Clayson, aos 11’ do 2º tempo), Jadson e Pedrinho; Danilo (Roger, aos 27’ do 2º tempo). Técnico: Jair Ventura

VASCO: Fernando Miguel; Raul Gonçalves (Caio Monteiro, aos 23’ do 2º tempo), Leandro Castán, Oswaldo Henríquez e Henrique; Andrey e Desábato; Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Kelvin (Marrony, aos 29’ do 2º tempo); Andrés Ríos (Dudu, aos 33’ do 2º tempo). Técnico: Alberto Valentim.

R7.COM