Um evento histórico marcou o último final de semana na cidade de São Luís do Quitunde. Foi a primeira solenidade da Academia Quitundense de Letras, a AQL, que deu posse aos seus primeiros acadêmicos. O evento aconteceu na Escola Estadual Messias de Gusmão, no centro da cidade, e reuniu dezenas de pessoas, entre os imortais, familiares, políticos, escritores e muitos convidados.

Estavam presentes o vice-presidente da Federação das Academias de Letras do Estado de Alagoas, Moezio Vasconcellos, a presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste, Nara Sá, o presidente da Academia Alagoana de Cultura, Olegário Venceslau, e o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), regional de Alagoas, Jorge Luiz, além dos escritores de São Luís do Quitunde e várias outras partes de Alagoas.

O presidente da AQL, Anobelino Martins, explica que a fundação da entidade quitundense é um esforço dos escritores da terra a fim de preservar e resgatar a rica história literária do município. “São Luís do Quitunde é terra de escritores. É nosso papel honrar o nome dos gigantes da literatura alagoana que nasceram aqui, em um passado não tão distante. A Academia Quitundense de Letras também é uma forma de reconhecer os escritores do presente”, disse.

Foram empossados na solenidade o filósofo e professor Anobelino Martins da Silva; o  advogado e ensaísta Isaque Rafael da Silva Santos Lins; o padre e historiador Alex Sandro da Silva; o jornalista e repórter Abidias Martins da Silva; a poetisa e professora Josélia Nascimento da Silva; o compositor e professor Tadeu Barbosa dos Santos; o padre e poeta Elison Silva Santos; a ensaísta Estefáne Carvalho do Nascimento e o roteirista e professor Antônio Nascimento da Silva.

Fonte: Tribuna Independente