Localizado a 50 minutos de Maceió, o município de Jequiá da Praia, logo depois do Gunga e da Lagoa Azeda, revelou, nos últimos 10 anos, as belas e exóticas Dunas de Marapé, que com suas areias brancas, são marcadas pelo encontro das águas do mar com o rio Jequiá. O manguezal que circunda o rio e parte da orla é um grande berçário natural com inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, o que faz com a culinária servida por ali seja uma das mais ricas e saborosas de todo o Nordeste.

Nas Dunas é onde fica o Complexo Turístico Ecológico Dunas de Marapé, um dos mais completos de Alagoas, tanto em diversidade natural, como em serviços para turistas. O acesso é feito através de travessia de barco e o local reúne um centro de lazer com estrutura de praia e restaurante, bastante movimentados. Na praia, de areia fofa, recifes e muito verde, uma das atrações é o encontro com o rio, de águas transparentes. Há passeios como a trilha ecológica dos caetés com banho de lama e circuito Pau de Arara, um passeio fantástico conhecendo ao alto das falésias, onde ficam as areias coloridas.

No restaurante aberto, que se chega através de uma ponte, bem na beira do rio, um buffet de 14 pratos quentes e frios, seduz nativos e visitantes. Isso, sem falar das inesquecíveis compotas de frutas tropicais. Se tiver tempo dê uma parada nos diversos redários para uma descansada. Se tiver energia, faça uma bela caminhada pela praia. Se não quiser nenhuma coisa nem outra, estique os pés dentro da água gelada do rio e peça uma água de coco.

Jequiá da Praia

Nossa segunda reportagem continua pelas terras que um dia, 500 anos atrás, também eram percorridas pelos índios caetés, que em suas andanças procuravam pela caça no litoral Sul de Alagoas. Jequiá da Praia, além de estar ligado a história, porque alguns historiadores defendem que a esquadra de Cabral avistou os montes dessa região em primeiro lugar, apresenta tamanha diversidade natural que deixa qualquer um deslumbrado. Apesar de não fazer parte do roteiro turístico nacional, Jequiá da Praia começa a cair nas graças de turistas e de alagoanos que buscam um turismo diferente.

O município oferece ambientes que reúne distintas paisagens, com destaque para a foz de rios, como o Jequiá e o Poxim; lagoas, como a de Jequiá, a maior de água doce de Alagoas e a Lagoa Azeda; arrecifes; matas; mangues; dunas; falésias, como a de Jacarecica do Sul, coqueirais e praias como a de Pituba. Todas essas atrações são consideradas oásis de tranquilidade, onde turistas de todo o país, levados por pequenas excursões que saem de Maceió, passam o dia, entre banhos de rio e de mar, passeio de barco, caminhadas por trilhas e almoço com comida regional.

Mas o maior referencial desse município é a região conhecida como Duas Barras, que é onde o litoral sul alagoano também revela suas “pérolas do Atlântico”. Essa localidade, que na verdade é um pequeno povoado que tem algumas pousadas e o complexo turístico ecológico das Dunas de Marapé, revela o encontro do rio Jequiá com o oceano, formando duas barras. De um lado o morro com mata atlântica. Do outro o rio, as Dunas de Marapé e o mar. No meio o povoado com umas 100 casas, cinco pousadas, dois restaurantes, a pracinha e os barcos de pesca.

Fonte: Tribuna Independente