Trabalhadores da educação de Rio Largo, contratados pela prefeitura da localidade no início deste ano por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), vivem dias de incerteza, após relatos ocorridos por meio de aplicativo de mensagens de que seriam dispensados das atividades, antes do término do contrato.  De acordo com a secretária de Educação do município, Mirna Costa, há informações desencontradas sobre a situação e oficialmente todas as contratações estão mantidos e o ano letivo será cumprido normalmente.

“O que houve é que encaminhamos ofício com orientação aos diretores escolares, para cumprir o calendário do ano letivo. Estamos até sem entender o porquê de tanta conversa desencontrada. Está mantido o que tem nos contratos e todos devem respeitar o mínimo de 200 dias e 800 horas-aulas”, informou a secretária.

Segundo Mirna Costa, 28 escolas do município devem entram de  férias no próximo dia 28 de dezembro e outras 10 somente em 11 de janeiro.

“O que está sendo conversado com os gestores escolares é que eles não podem dar recesso antes do final do ano letivo. Ao final das atividades escolares, haverá avaliação de desempenho regido nos contratos do PSS, para analisarmos o cumprimento de metas, quem cumpriu com suas obrigações, entre outros pontos”, acrescentou.

Mirna Costa reforçou que há duas turmas de trabalhadores da educação contratados via PSS, uma em março deste ano e cujo contrato de um ano e que pode ser prorrogado por mais um, conforme edital, deve seguir até 2020. Já para os profissionais que ingressaram no processo realizado em 2017, terão os contratos finalizados em abril de 2019. “Para esses não tem como renovar, pois estará vencido o prazo de dois anos estabelecido no edital”, assegurou.

Entre os trabalhadores, criou-se um clima de apreensão com a possibilidade de ficarem sem receber 13º salário e férias, além da informação de que teriam os contratos encerrados antes do prazo, possibilidades negadas pela Secretaria Municipal de Educação, que afirmou não ter oficialmente ocorrido nenhuma dessas situações.

A presidente do núcleo de Rio Largo do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Alagoas (Sinteal), Rosiele Costa Guimarães, confirmou também que até então nada foi oficializado sobre as questões levantadas pelos trabalhadores, entre as quais a informação de que já haveria um encontro com integrantes do Ministério Público, educadores e representantes da prefeitura, nesta terça-feira, embora nada disso tenha sido confirmado ou reconhecido por ambas as partes. Ela ressaltou, entretanto, que a entidade sindical se mantém na defesa dos educadores e exigirá se for o caso o cumprimento dos contratos do PSS.

A assessoria de comunicação da prefeitura destacou que o prefeito do município, Gilberto Gonçalves, estaria em Brasília até a última sexta-feira e deveria retornar à capital federal novamente nesta segunda-feira, 17, em busca de recursos para a execução de projetos no município.

GAZETAWEB.COM