Todos os alimentos fornecem energia ao corpo, mas essa energia pode variar muito. Alguns alimentos, como açúcares e carboidratos refinados, dão ao corpo uma rápida dose de energia. No entanto, mais frequentemente, o corpo precisa de energia mais sustentável a partir de ingredientes como frutas, grãos e legumes. Manter a energia pode ser tão simples quanto carregar uma garrafa de água e beber ao longo do dia para ficar adequadamente hidratado. O café é um impulsionador de energia reconhecido. A cafeína faz com que o corpo e a mente se sintam alertas e possam tornar as pessoas mais produtivas. O café também contém antioxidantes chamados polifenóis, que podem reduzir o estresse oxidativo nas células e ajudar o corpo a funcionar melhor. O chá verde ainda contém pequenas quantidades de cafeína, mas também tem compostos que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Muitas castanhas contêm uma mistura de proteínas, gorduras e alguns carboidratos para fornecer energia ao longo do dia.

A erva-mate contém muitos nutrientes ativos, antioxidantes e aminoácidos. Pessoas que a consomem dizem que fornece uma forma muito mais suave de energia em comparação com o choque de energia do café. As bananas podem ser o melhor lanche rápido para dar energia. Enquanto elas são uma boa fonte natural de açúcar, também são ricas em fibras que ajudam a retardar a digestão desse açúcar. O abacate é uma fruta rica em nutrientes. Ele contêm boas gorduras que podem aumentar os níveis de energia e tornar os nutrientes lipossolúveis mais disponíveis no organismo. Junto com fibras e nutrientes, as maçãs são ricas em antioxidantes chamados flavonóides, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. As frutas vermelhas podem ser uma boa opção quando o corpo quer algo doce. As mais escuras tendem a ser mais ricas em antioxidantes naturais do que as de cor mais clara, o que pode reduzir a inflamação e a fadiga no corpo.

O peixe, em geral, é uma fonte excelente e leve de proteínas e vitaminas do complexo B, que pode fornecer energia ao corpo durante todo o dia. O fígado bovino pode ser uma das melhores fontes de carne para a vitamina B-12, que mantém o corpo cheio de energia. O iogurte natural é rico em proteínas, gorduras e carboidratos simples, que fornecem energia ao corpo. Os ovos fornecem ao corpo muita proteína e nutrientes para energia sustentável. Inhame e batata-doce são fontes benéficas de carboidratos, que fornecem energia. No entanto, as batatas-doces também são ricas em fibras, o que pode ajudar a retardar a absorção desses carboidratos pelo organismo. Isso pode torná-los uma boa opção para sustentar a energia ao longo do dia. Verduras escuras, como couve, espinafre e couve são ricas em nutrientes e contêm proteína, assim como antioxidantes. A quinoa é rica em proteínas, carboidratos e fibras. A combinação de aminoácidos e carboidratos de liberação lenta pode produzir energia sustentável em vez de uma pequena explosão de glicose de outros grãos.

Estadão