Por conta da labirintite, a dona de casa Zuleide da Silva, de 75 anos, precisou recorrer à Farmácia Cidadã, um serviço ofertado pelo Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), para adquirir, via entrega a domicílio, medicamentos para suas filhas que sofrem de esquizofrenia. O programa funciona no bairro Farol, na parte alta de Maceió, tendo atualmente 800 pacientes com dificuldade de locomoção e acessibilidade, para receber os remédios sem precisar sair de casa.

As filhas de Zuleide, Josineide Santos da Silva, 52, e Gilvânia Santos da Silva, 50, precisam tomar diariamente os antipsicóticos para controlar a doença. “Há 10 anos eu recebo esses medicamentos controlados do Ceaf. Antes, eu ia até lá buscar, sem o auxílio de ninguém. Mas há dois anos, como fiquei com muitas tonturas em decorrência da labirintite, tive que apelar por esse benefício. O pessoal vir aqui todo mês entregar os remédios é uma benção na minha vida”, disse a senhora.

O programa conta com a participação de um profissional assistente social e de dois motociclistas para a entrega dos medicamentos. O usuário é cadastrado pelo profissional assistente social e recebe sua medicação em seu domicílio.

De acordo com Bianca Paes, assistente social do Ceaf, para o usuário ser inserido no elenco da Farmácia Cidadã, é realizada uma triagem pelo assistente social que se encaixe dentro dos parâmetros do programa, como a dificuldade de locomoção e acessibilidade, acamados, idosos, pacientes com distúrbio de saúde mental e transplantados. A distribuição dos medicamentos é feita pelos motociclistas a partir do primeiro dia útil de cada mês, seguindo uma sequência por bairros de Maceió.

“O Farmácia Cidadã tem melhorado a vida de muitas pessoas que se encontram em situações onde é impossível se locomover, a exemplo de pacientes que estão em cadeiras de rodas e muletas. Por meio do programa, estamos promovendo uma melhor qualidade de vida e garantia de medicação aos pacientes de forma rápida e humanizada”, garantiu Bianca Paes.

Ela acrescentou que todos os meses são feitas visitas domiciliares pelo assistente Social da Farmácia Cidadã, onde são realizadas orientações de armazenamento dos medicamentos, uso racional de acordo com a posologia pelo médico que o acompanha e receitou.

O usuário da Farmácia Cidadã segue as mesmas exigências dos demais usuários no recebimento de medicamento trimestral do SUS, sendo a entrega a cada mês, exames e renovações de acordo com a sua patologia.

TNH1.COM