Enfrentar a dura batalha contra o câncer, infelizmente, é algo cada vez mais comum. A luta do paciente também é da família, amigos e pessoas próximas. Ao longo de meses, ou anos, a vida muda e algumas situações surgem como urgentes. O que fazer com a alimentação de um paciente em tratamento de câncer?

Pesquisas recentes mostram que a associação da alimentação com o tratamento pode contribuir com a melhora da doença e diminuir a chance de mortalidade. No caso dos alimentos, as substâncias nutricionais ajudam o organismo a reagir contra a doença.

Além disso, o tratamento pode causar náuseas, diarreia, falta de salivação, alteração no paladar e dificuldade de mastigar e digerir os nutrientes. Para amenizar esses efeitos, os cuidados na escolha dos alimentos e na forma de realizar as refeições devem ser redobrados.

Paladar

Eis um ponto importante, muitas vezes prejudicado pelos efeitos da quimioterapia e radioterapia.  O próprio tumor pode aumentar a produção de moléculas chamadas interleucinas, que estão presentes em processos inflamatórios. Alterações no sistema nervoso central deixam um gosto metálico na boca.

Balas azedas ou ácidas e alimentos ácidos também realçam o paladar, assim como manjericão, orégano, hortelã e outros temperos naturais.

Suplemento

Como é grande o risco de desnutrição do paciente com câncer, um nutricionista pode ser de extrema importância. O indivíduo desnutrido tem mais chances de enfrentar dificuldades durante o tratamento. Além disso, como a doença eleva o consumo de energia pelo corpo, a alimentação precisa ser mais reforçada e o uso de suplementos (desde que recomendados por um médico ou nutricionista) pode fazer a diferença.

Proibidos

Alimentos industrializados têm em sua formulação aditivos para durarem mais tempo na prateleira. Devem ser evitados queijos amarelos (quanto mais amarelo o queijo for, maior quantidade de sal e gordura ele possui) e embutidos (salsichas, linguiças, salame) por causa das quantidades elevadas de sódio e gordura. Bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá preto, café, sucos artificiais, amendoim e derivados fazem parte também da lista.

Estadão