Aquela música da infância já dizia: â??um, dois, feijão com arrozâ?. Ã? assim: a combinação faz parte das vidas dos brasileiros desde a infância. Pois, do ponto de vista nutricional, os dois alimentos são perfeitos e trazem mais benefícios à saúde juntos do que separados. Isso porque, quando se consome uma leguminosa como o feijão junto com um cereal como o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais.

O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas. Apesar da mistura perfeita, é importante conhecer também os benefícios individuais de cada um dos alimentos.

Arroz

O arroz traz as seguintes vantagens: é rico em vitaminas do complexo B; reduz o colesterol ruim; tem menos de 1% de gordura; faz bem ao coração e a outros músculos; melhora a pele, o sistema nervoso e o aparelho digestivo; contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e é bom para os olhos.

Feijjão

Já o feijão, por sua vez, é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9; rico em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio); faz bem para o intestino; melhora o sistema nervoso e ajuda no crescimento.

Atenção

Mas é preciso ficar atento à forma de preparo dos alimentos e usar apenas óleo e alho, sem nenhum outro tipo de produto industrializado, como alguns temperos, nem de complementos, especialmente os que costumam ser usados no feijão, como paio e linguiça. E também, é claro, atenção com a quantidade consumida. Tudo engorda e, por isso, é preciso ter moderação. O recomendável é cerca de três colheres de arroz e uma concha de feijão tanto no almoço como no jantar.

Estadão