Chegou a hora de vestir o manto, tirar a bandeira do armário e ir ao estádio torcer pelo seu clube. O Estadual que amamos está de volta! ASA, CSA, CRB, CEO, Jaciobá, Dimensão Capela, Murici e Coruripe são os oito clubes que irão brigar pelo título alagoano. E a competição já começa fervendo: Jaciobá x CEO fazem o clássico sertanejo, às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. A competição deste ano conta com um atrativo a mais, após 33 anos o CSA irá disputar o Campeonato Alagoano na mesma temporada em que estará na elite do futebol nacional.

O Azulão entra na competição em busca do bicampeonato. Em 2018 venceu o clássico contra o CRB e levantou sua 38ª taça, feito que não acontecia desde 1999. Por outro lado, o CRB tenta seu 31º título, após ser vice-campeão na última edição.

Quem corre por fora é o ASA, que mesmo após um 2018 conturbado tenta retomar os tempos de glória, na atual temporada. O time alvinegro não levanta a taça do Estadual há oito anos e aposta todas as fichas nesta edição do Alagoano para conquistar uma vaga na Copa do Brasil 2020, na Série D e a taça do Estadual.

A grande novidade desta temporada é o Jaciobá, que conquistou a Segundona na última temporada, e retorna a elite do futebol estadual após 20 anos. O clube disputou pela primeira vez a divisão principal em 1999 e em 2019 traz uma mescla de jogadores experientes e jovens.

Por parte da FAF a expectativa é muito boa para mais uma edição. A Federação apresentou na última sexta (18) a bola Samba Velocity Pró e a marca oficial do campeonato. As vistorias dos estádios já foram realizadas e serão feitas novamente neste sábado, com exceção do Fumeirão, que foi liberado na sexta-feira (18).

CSA e CRB são os favoritos para fazer a grande final, enquanto os clubes do interior correm por fora e podem surpreender. Pelo Azulão, os destaques ficam por conta do treinador Marcelo Cabo, os jogadores que prometem fazer bonito que são o goleiro João Carlos, os laterais Régis e Rafinha, os zagueiros Leandro Castan e Leandro Souza, os meias Matheus Sávio, Didira e Lucca Mota e o atacante Patrick Fabiano. No Galo, os destaques são o volante Ferrugem, o meia Felipe Menezes e o atacante William Barbio.

REGULAMENTO

A fórmula de disputa do campeonato é a mesma de 2018, as oito equipes se enfrentam em jogos de ida na fase de grupos. Os quatro primeiros avançam à Semifinal e se enfrentam em partidas de ida e volta, para definir os dois finalistas. O último colocado da fase inicial será rebaixado para a Segundona. Os jogos finais seguirão a fórmula da Semifinal e o vencedor garante vaga para Copa do Nordeste 2020, Copa do Brasil e, no caso do título ser decidido entre CSA e CRB, o terceiro e quarto colocados garantem vaga para a Série D.

GAZETAWEB.COM