Para contribuir com a divulgação de informações corretas, oficiais e de fácil acesso para a população que vive, ou acompanha os problemas no bairro do Pinheiro, em Maceió, o Portal  TNH1 disponibiliza o mapeamento das áreas de incidência de trincas (rachaduras), em seus diferentes graus, numa versão interativa, do Google Maps.

Na ferramenta, que você acessa abaixo, uma busca permite identificar onde cada rua se localiza dentro das áreas de instabilidade (Amarela, Laranja ou Vermelha).

O CPRM esclarece que o chamado “mapa de feições  de instabilidade” do terreno do bairro Pinheiro evidencia as áreas onde foram encontradas mais evidências de rachaduras e afundamentos. Portanto, não se refere a um mapa de área de risco. As áreas foram classificadas em três cores, conforme a intensidade das fissuras identificadas.

Este mapa interativo facilita a visualização dos moradores, mas não substitui o mapa de feições da CPRM (visualize AQUI), haja vista as demais informações que o compõem.  Ele foi desenvolvido para orientar o Plano de Contingência da Defesa Civil – um instrumento de medida preventiva. O monitoramento das áreas amarelas, laranjas e vermelhas está sendo realizado pela Defesa Civil.

Qualquer alteração ou identificação de novas rachaduras ou afundamentos devem ser comunicados à Defesa Civil municipal por intermédio dos números: (82) 3315-1437/0800 030.

Acompanhe as últimas notícias sobre o Pinheiro em nossa Página Especial.

Para acessar o mapa por área, basta clicar no botão no canto superior esquerdo do mapa.

ENTENDA A DIVISÃO POR ÁREAS

Como informado pelo CPRM, a identificação das áreas pelas três cores e suas respectivas intensidades (figura abaixo), leva em consideração a localização das trincas já existentes, após os tremores do ano passado, não se tratando de um mapa de risco de tremores ou rachaduras.

 

 

REDAÇÃO/TNH-1