A escadaria e o mirante do Cortiço contam, agora, com nova estrutura. Tradicionais, os dois espaços situados no bairro Farol foram revitalizados pela Prefeitura de Maceió, por meio de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e a Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (Sima). Na noite de ontem (24), após a conclusão do trabalho, o prefeito Rui Palmeira vistoriou os serviços realizados e ressaltou a importância da revitalização de espaços públicos tradicionais da capital.

Próximo ao local, outro serviço está em andamento pela Semds em parceria com o movimento Todos Pela Cidade, contando ainda com a participação da Oikos Acabamentos. Trata-se da revitalização da escadaria transversal à Ladeira Eustáquio Gomes de Melo, a conhecida Ladeira da Catedral. Os degraus do espaço estão recebendo peças de mosaico produzidas em oficinas do movimento que busca ressignificar espaços públicos por meio de intervenções artísticas.

“Mais um mirante e duas escadarias recuperados e estamos aqui vendo o trabalho feito em parceria com o Todos Pela Cidade, que está colocando mosaicos nos degraus da conhecida escadaria do Banco Safra. Este local, certamente, será um novo atrativo turístico de Maceió quando for concluído. Além da nova estrutura, o mirante e as escadarias receberam iluminação em LED, melhorando a visibilidade e favorecendo a segurança de quem costuma praticar atividades físicas na região”, disse Rui Palmeira.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres explicou que, no Mirante do Cortiço, a revitalização contemplou a adequação do passeio público, recuperação do guarda-corpo e construção de bancos, além da retirada de entulhos volumosos e melhorias na jardinagem e arborização. Já na escadaria, o serviço adequou todo o corrimão de concreto, nivelou os degraus e ganhou nova pintura, contando também com intervenção no paisagismo no entorno.

“A Semds tem buscado revitalizar praças e realizar diversas intervenções em áreas públicas, pontos estratégicos, para que a gente possa resgatar a valorização da cidade, do nosso passado, permitindo que a população aproveite o que Maceió tem mais bonito a oferecer. O serviço na escadaria e no mirante é importante, visto que estruturamos os espaços para que as pessoas possam vir apreciar a vista da lagoa e da nossa cidade. A escadaria hoje é muito utilizada por muitos atletas para atividades físicas, além de ser um importante acesso da parte alta ao Centro. O serviço representa mais segurança para os maceioenses possam se apropriar dos espaços públicos”, disse o gestor municipal.

Parceria

Secretário-adjunto da Semds, Fábio Palmeira é um dos idealizadores do Todos Pela Cidade. Ele explica que os mosaicos que levarão arte à escadaria foram produzidos em oficinas ministradas pela artista plástica Marta Arruda. “O movimento é independente e, por meio da proposta de ressignificar espaços públicos, o objetivo é levar mais cor, arte e música às ruas de Maceió. É uma forma de incentivar também a população e a iniciativa privada a colocar a mão na massa em benefício da nossa cidade”, disse Palmeira.

Sobre os mosaicos, o secretário-adjunto explicou que o local receberá 1600 peças, além da instalação de revestimento nas laterais da escadaria, trabalho feito pela Oikos por meio do projeto de Adoção de Áreas Públicas.

SECOM-MACEIÓ