A prática de exercícios pode equivaler à ação de um remédio. É o que preconiza a iniciativa Exercise is Medicine (Exercício é Remédio), uma das dez tendências fitness apontadas pelo estudo ACSM?s Health & Fitness Trends for 2019. Ela acredita que alguns médicos deveriam prescrever tratamentos ligados a exercícios e à atividade física como forma de curar algumas doenças.

Os exercícios trazem tantos benefícios que podem ser percebidos como um conjunto de técnicas com efeito terapêutico em algumas patologias, como os problemas cardiovasculares ou osteoarticulares. A atividade física aqui praticada funciona como um tratamento.

Sedentarismo

As doenças geralmente promovem um verdadeiro círculo vicioso extremamente prejudicial para o bom prognóstico do tratamento. O problema muitas vezes leva o indivíduo a reduzir drasticamente sua atividade física habitual. Esta inatividade promove uma regressão acentuada da capacidade funcional de órgãos e sistemas que contribui ainda mais para a piora do quadro.

Tanto é que entidades especializadas em saúde do coração e medicina esportiva recomendam a prática de atividade física aeróbica de moderada intensidade (caminhada, andar de bicicleta, nadar) por no mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana, ou atividade aeróbica de maior intensidade (corrida, jogar tênis) por 20 minutos, três vezes por semana.

Atenção

Mas vale lembrar que esses exercícios devem ainda ser complementados por atividades que mantenham ou aumentem a força muscular duas vezes por semana.

Enfim, aos médicos cabe a abordagem a cada consulta e a prescrição do exercício em receituário. E aos pacientes, a conscientização de que pequenas mudanças no dia a dia podem determinar a saúde nos próximos tempos.

Estadão