Antigamente, uma pessoa com 60 anos era considerada “velha”. Avanços na medicina e um estilo de vida mais saudável mudaram esse conceito, mas muito do “sentimento da juventude” depende de você. Existem medidas que você pode adotar para ter mais chances de se manter bem-disposto e saudável na terceira idade. Veja algumas dicas para que seu espírito e seu corpo continuem sempre jovens, prontos para aproveitar tudo de bom que a vida tem a oferecer.

Preocupe-se menos em emagrecer

Se você perder peso após os 60 anos, pode perder também músculos e até densidade óssea. Porém isso o deixará mais fraco, com menos equilíbrio e flexibilidade, e, por isso, mais propenso a sofrer quedas. Você não deve traçar como meta ter o peso que tinha aos 30. Mas atenção: uma pessoa obesa deve emagrecer.

Coma menos calorias

Concentre-se em se alimentar para obter uma boa nutrição e prevenir doenças. Encha o prato com frutas e legumes, adicione grãos integrais e corte vilões altamente calóricos; como hambúrgueres, molhos cremosos e alimentos industrializados em geral. Quanto mais natural o seu prato, melhor. Aproveite e confira algumas dicas de como comer menos calorias nas refeições.

Continue a se exercitar

Até mesmo tarefas cotidianas, como cortar grama e varrer o quintal algumas vezes por semana, o manterão ágil e ativo por mais tempo. Além disso, pode evitar doenças cardíacas e diabetes. Aliás, para cada idade existe um tipo de exercício indicado, conheça mais!

Faça algo interessante

Entre para um coro, aprenda uma língua estrangeira ou faça um trabalho manual de que você goste e se sentirá menos estressado e mais bem-humorado; até sua pressão arterial irá baixar. Comece a fazer quebra-cabeças ou outros exercícios de raciocínio e você pode reduzir o risco de ter Alzheimer e outras formas de demência.

Seja voluntário

Dedique algumas horas da sua semana a um trabalho beneficente. Fazer o bem é tão positivo para quem faz quanto para quem recebe (senão for mais!). Conheça alguns tipos de trabalho voluntário!

Ria muito

Passe mais tempo na companhia de amigos, assista a filmes engraçados, veja o lado positivo das coisas e as endorfinas liberadas por seu corpo o deixarão mais relaxado, menos estressado e apto a combater infecções. Aliás, contar piadas pode ser uma ótima maneira de soltar a gargalhada; divirta-se com essa seleção!

Além dessas sugestões para aproveitar a melhor idade, invista em viagens e passeios com os amigos. Estar sempre ativo é a melhor solução para evitar doenças físicas e psicológicas.

TERRA.COM