Uma alimentação saudável e individualizada é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. Isso vale ainda mais para ajudar na recuperação de uma pessoa internada, pois muitas doenças podem aumentar a demanda nutricional. Além de fortalecer o sistema imunológico, refeições com nutrientes adequados e equilibrados aceleram a recuperação do paciente. Assim, nada de cara feia quando chegar a comida no hospital.

Exemplos

Deve-se ter em conta que algumas enfermidades absorvem muita energia, aumentando o gasto energético. Isso se aplica a doenças pulmonares crônicas, por exemplo. No caso desse paciente, ele necessita de nutrientes diferenciados, numa alimentação capaz de suprir essa falta para garantir a recuperação ? e, claro, diminuir o tempo de internação.

Enquanto isso, pacientes com queimaduras, onde há um grande comprometimento da pele, necessitam de um incremento proteico elevado, além de uma adequada hidratação. Também é indicada a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, principalmente a C, e minerais como zinco.

Apresentação

É importante que o hospitalizado seja estimulado a não abrir mão da dieta, mas isso também é comum nos hospitais. Afinal, ?come-se? primeiro com o cheiro e com os olhos. Apesar de ser senso comum, em alguns hospitais, isso ainda não é levado em conta. Não existe uma preocupação com a apresentação e com o sabor do alimento servido.

Desse modo, são necessárias estratégias gastronômicas para melhorar a aceitação alimentar da pessoa, como um cardápio de opções, itens para realçar o sabor dos alimentos (limão, azeite e sal de ervas), preparações suplementadas e molho gastronômico.

Estadão
FOTO GOOGLE