Qual o tamanho da bancada do governo de Alagoas na Assembleia Legislativa? Na prática, apenas 3 deputados se declaram como de oposição até agora (Davi Maia, Dudu Ronalsa e Bruno Toledo).

O grupo de independentes é formado por ao menos seis deputados (Tarcizo Freire, Léo Loureiro, Cibele Moura, Chico Tenório, Cabo Bebeto, Davi Davino), mas pode crescer.

Oficialmente na base do governo alguns deputados – que estariam entre os insatisfeitos ou coisa do gênero – tem atuado como independentes. Aí cabem nomes como Galba Novais, Jó Pereira e Flávia Cavalcante.

O governo aposta num diálogo institucional, que seria conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa. Marcelo Victor eu governador Renan Filho já teriam estabelecido a base dessa relação.

Mas isso só não seria suficiente.

O Palácio dos Palmares com uma perspectiva de assegurar uma maioria mínima de 20 dos 27 parlamentares da Casa de Tavares Bastos.

Para isso, o governador Renan Filho deve ter uma conversa nos próximos dias com os deputados. Será uma conversa individual, olho no olho, para por os pingos nos is.

A informação é de um importante interlocutor palaciano: “o governador deve chamar todos os deputados para conversar. Será um momento para aproximar e solidificar uma relação institucional”, diz.

O interlocutor reconhece que algumas “feridas” ficaram abertas após a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, mas aposta que o fato está superado: “o governo já começou a atender algumas pautas dos parlamentares e deve avançar no entendimento após essas conversas que Renan Filho terá co os parlamentares nos próximos dia”, pondera.

 

BLOG DO EDIVALDO JUNIOR