A Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a suspensão temporária de 46 planos de saúde em todo o Brasil, envolvendo 11 operadoras. A medida não afeta quem já é cliente de alguma das empresas, ao todo 570 mil pessoas.

A medida é temporária e passa a valer a partir do dia 11 de março. A suspensão temporária da comercialização de planos de 13 operadoras foi determinada em função de reclamações assistenciais recebidas de consumidores no período, tais como: cobertura assistencial, prazo máximo de atendimento e rede de atendimento, entre outras.

Paralelamente à suspensão, a Agência liberou a comercialização de sete planos de saúde de duas operadoras, que haviam sido suspensos em ciclos anteriores. A liberação indica que esses planos poderão voltar a ser vendidos para novos clientes a partir do dia 11.

Os planos suspensos só podem voltar a ser comercializados quando forem comprovadas melhorias. “É uma medida que amplia a proteção ao beneficiário da operadora, já que não haverá ingresso de mais contratantes, ao passo que impede que novos consumidores contratem um plano que demande ajustes por parte da empresa”, explica o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel.

As operadoras envolvidas são: Posta Saúde, Salutar Seguradora, Unimed Norte/Nordeste, Unimed Rio, Unimed Natal, Unimed Vale do Aço, CAPESESP, Ami, Ameplan, Ameno, Coopus, Halsa Operadora e Hospital Bom Samaritanos. Já os planos suspensos podem ser consultados no site da ANS.

 

 Por Portal Gazetaweb, com Assessoria