O Carnaval acabou, os palcos dos shows foram desmontados e os blocos recolheram as suas fantasias. Mas, no Litoral Norte, o palanque e os trios elétricos, de Paripueira a Maragogi, serviram muito mais do que somente para animar os foliões durante quatro dias de momo.

É que a política esteve no centro das discussões até mesmo na folia carnavalesca. Faltando um ano e sete meses, já foi dada a largada para as eleições de outubro de 2020. Como tem muito jogo pela frente, mas ninguém quer ficar de fora, acordos, definições, disputas e parcerias começam a ganhar suas primeiras impressões.

Entre Paripueira e São Luís do Quitunde a disputa promete ser acirrada e as deputadas estaduais eleitas em outubro do ano passado, Flávia Cavalcante (PRTB) e Cibele Moura (PSDB) devem travar uma disputa em 2020 na Prefeitura de São Luís do Quitunde. Apesar de estarem afinadas na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), elas irão para a disputa como fortes cabos eleitorais. A atual prefeita do município, Fernanda Cavalcante, irmã de Flávia, disputa reeleição e deve enfrentar Abrahão Moura, pai de Cibele e que já administrou Paripueira. No meio político, ele é tratado como um exímio articulador.

No tocante às eleições de 2018, apesar dos Cavalcante ter a prefeitura, os Moura saíram na frente. Cibele teve 3.760 votos e Flávia 3.661 votos no município de São Luís do Quitunde. Os nove votos de diferença fizeram acirrar a disputa que teve troca de acusação entre os pais das deputadas em vídeos de comício que circularam durante campanha.

Por outro lado, o pai de Fernanda e de Flávia, o ex-prefeito e ex-deputado Cícero Cavalcante só pensa em voltar a ser prefeito, e de novo, na cidade de Matriz de Camaragibe, onde já esteve à frente do Executivo municipal por dois mandatos. No entanto, ele deve disputar o cargo com o atual prefeito Anderson, que vai tentar a reeleição. Anderson é pupilo do ex-prefeito Marcos Paulo, o “Marquinhos”, que já foi pupilo de Cícero Cavalcante. Ou vai disputar com Marquinhos? Fica aí a incógnita.

Já o avanço do experiente Abrahão Moura (PSDB), ex-prefeito de Paripueira por dois mandatos, vem ganhando cada vez mais força em São Luís do Quitunde, sendo cotado para as eleições do ano que vem. Nos bastidores, Moura já escolheu até o vice, que seria Júnior Pedro, do mesmo partido.

Os aliados dizem que Abrahão Moura não quer perder tempo para a disputa e para isso Júnior Pedro seria fundamental para consolidar seu nome.

Maragogi tem promessa de disputa eleitoral acirrada

Em São Miguel dos Milagres, o atual prefeito Rubens Ataíde, deve concorrer à reeleição, baseado em duas fortes premissas. De todos os municípios da região Norte, São Miguel se destaca por ser o único onde a população só elege candidato da terra e por manter uma tradição de que todo prefeito no mandato consegue sua reeleição.  Além disso, o prefeito promete alavancar uma série de projetos nas áreas de saneamento, habitação e turismo para os próximos dois anos.

Diferentemente de Porto de Pedras, que já elegeu muita gente que veio de fora, o atual prefeito Henrique Vilela, muito bem cotado em pesquisas e morador do município há mais de 10 anos, também pretende concorrer à reeleição. Tem se destacado muito na região com obras de pequeno porte, mas constantes.

Maragogi, a principal cidade da região Norte, Fernando Lira, apesar da tranquilidade de estar fazendo uma administração bastante popular, mudando alguns paradigmas da política tradicional, deve concorrer à reeleição com no mínimo dois outros candidatos.

E a oposição começou a se articular visando às eleições de 2020. Estiveram juntos e reunidos o ex-prefeito Marcos Madeira (PRTB), o vereador de oposição Júnior Barra Grande (SD) e a vice-prefeita Isabella Laranjeiras (PTB).

Na conversa, a conjuntura política na sempre esquentada eleições municipais de Maragogi.

O vereador Júnior Barra Grande vem se fortalecendo como o grande nome da oposição e pode ser a terceira via nas eleições 2020. Marcos Madeira vem perdendo espaço sem mandato (ele e a família) e viu o crescimento de Júnior Barra Grande incomodar.

Vale destacar que ex-prefeito Marcos Madeira tentou se eleger deputado estadual na última eleição, porém não conseguiu votos o suficiente para estar na Assembleia Legislativa do Estado.

E a vice-prefeita Isabella Laranjeiras vem se adiantando, e por mais que ambas as partes neguem, o afastamento com Sérgio Lira vai ficando mais evidente com encontros como esses com Madeira e Barra Grande.

Fonte: Tribuna Independente