A escadaria paralela à ladeira da Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro, ganhou cores, poesia e vida. O espaço, que agora chama atenção de quem passa por perto, recebeu intervenções da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), em conjunto com o movimento Todos Pela Cidade. O prefeito Rui Palmeira e o vice Marcelo Palmeira entregaram a escadaria revitalizada, neste sábado (16), durante uma programação cultural.

As ações foram realizadas em parceria com a iniciativa privada, como pontuou o gestor. “É um espaço muito importante para a cidade que foi totalmente revitalizado de maneira coletiva. Vários artistas participaram dos trabalhos com o Movimento Todos Pela Cidade e a gente entrega, com vários parceiros, um ponto que estava abandonado e agora revitalizado. Ficou tão bonito que se torna um novo ponto turístico em Maceió”, falou Rui Palmeira.

“É um momento de alegria estar aqui com as famílias maceioenses entregando um espaço como esse, que está aberto para visitação. Temos aqui uma vista privilegiada do bairro de Jaraguá aqui do alto e esperamos que muitas pessoas venham conferir de perto e aproveitar o lugar”, descreveu o vice, Marcelo Palmeira.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) foi a responsável por coordenar a recuperação da infraestrutura do local. O secretário interino, Gustavo Acioli Torres, destacou a importância de revitalização de espaços que carregam as lembranças dos maceioenses.

“É mais uma grande intervenção urbana feita aqui na escadaria ao lado da Catedral. E é muito importante revitalizar pontos que foram de grande movimentação e tem uma conexão calorosa com a nossa comunidade. A gente espera que a população ajude a conservar e venha aqui, porque é um espaço que deve ser visitado e se tornar um ponto de atrações culturais”, sugeriu Gustavo Acioli.

Parceria

Com o objetivo de unir a sociedade civil, poder público e a iniciativa privada para ressignificar espaços públicos da cidade, o movimento Todos Pela Cidade articulou a revitalização do espaço.  “Durante 2 anos, o movimento buscou parceiros para que acreditassem neste sonho da escadaria revitalizada. Será um atrativo cultural e turístico para a cidade de Maceió”, comentou Fábio Palmeira, secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável e um dos idealizadores do movimento.

A escadaria recebeu peças de mosaico que foram feitas em oficinas com curadoria da artista plástica Marta Arruda, madrinha do projeto que reuniu cerca de 1.700 voluntários para colaborar com a revitalização, entre servidores públicos, estudantes e educadores. “O que posso dizer hoje é que todos aproveitem, usem o espaço, tragam as crianças para o lazer cultural, porque é um local de inspiração. Estou muito feliz em entregar esse presente para Maceió que marca os meus 25 anos de trabalho com mosaico em projetos sociais”, expressou a artista.

Durante a programação de reinauguração, o prefeito Rui Palmeira participou da assinatura do termo de adoção pela empresa Oikos Casa, que cuidará do espaço. “A Oikos fez a doação dos azulejos e revestimento para a confecção dos mosaicos e depois a gente ficou responsável pela instalação desses mosaicos, piso e parede para a finalização da escadaria. Agora a gente adota o espaço para preservar essa grande galeria de arte e promover alguns eventos. Estou bastante emocionada, pois é um trabalho árduo de alguns meses, mas é um presente para a cidade, é o que a gente queria”, informou a empresária Evelyne Cruz.

Música e poesia

A entrega da escadaria foi marcada por uma programação cultural aberta ao público. O violonista Tércio Smith, o coral de crianças do Colégio Santa Madalena Sofia, que também apoiou o projeto, a poetisa Mírian Monte e o compositor e violonista Petrúcio Baetto fizeram parte das apresentações.

“A poesia está estampada na parede, colada no mural e vai marcar um momento lindo que demonstra a participação da sociedade e em parceria com poder público. Que essa escadaria seja fonte e palco de muitos outros projetos, já que ganhou uma nova cara e identidade”, relatou Mírian Monte, que compôs a poesia “A Escadaria” em homenagem ao local.

Adélia Magalhães é assistente social, cantora e poetisa. Ela participou da programação cultural e gostou da iniciativa: “Foi uma surpresa muito agradável ver tudo isso aqui. A gente sobe cansada a ladeira, muitas vezes com preocupação, contando os passos e, de repente, observar esta escadaria com um espaço maravilhoso, que recebeu um olhar artístico e de sensibilidade. Além disso, a paisagem é maravilhosa, então é como se fosse um oásis na ladeira. Será um lugar ideal para música, poesia, teatro, encontro, seresta e outros eventos”.

A escadaria teve todos os degraus nivelados para o recebimento dos mosaicos e adequação do corrimão em concreto. Luminárias de LED foram instaladas pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), além de nova pintura. As intervenções na limitação e infraestrutura foram executadas pela Prefeitura de Maceió com recursos públicos municipais.

CADA MINUTO