O governador Renan Filho (MDB) deve promover nos próximos dias mais duas mudanças administrativas no seu secretariado. Uma delas diz respeito ao médico e empresário Fábio Farias, que retorna para o Gabinete Civil.  Há a expectativa também de que o chefe do Executivo anuncie os nomes que irão comandar a Assistência Social (Seades) e a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O retorno de Fábio Farias está relacionado principalmente a falta de diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo. O atual secretário da pasta, Felipe Cordeiro deve continuar no governo, mas em outra área.

Com relação a quem vai assumir a secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), há uma informação nos bastidores de que o deputado federal e coordenador da bancada de Alagoas no Congresso Nacional, Marx Beltrão (PSD) definiu na última semana em conversa com o governador Renan Filho que o nome indicado para a Seades será o de João Lessa Neto. Ele esteve à frente, recentemente, da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Palmeira dos Índios. Também foi cotado para estar à frente da Seades o irmão do deputado Marx, o ex-prefeito de Feliz Deserto, Maykon Beltrão. Maykon tem pretensões políticas para as eleições em 2020.

A outra mudança deve ocorrer na Semarh que até então era da cota do deputado federal Marx Beltrão (PSD), mas que vai mudar de mãos e ir para o também parlamentar Isnaldo Bulhões Júnior (MDB).

A reportagem da Tribuna Independente apurou que os  nomes cotados para assumir a pasta são os de Silvio Bulhões Azevedo, atualmente superintendente de Irrigação da Secretaria de Estado da Agricultura e Edlucio Donato, da  Secretaria de Cultura. Ambos apoiaram e trabalharam na campanha de Isnaldo para deputado federal na eleição do ano passado.

Tribuna consultou a assessoria de comunicação do governo para saber quando devem sair as próximas nomeações e se já haveria um indicativo de nomes para assumir os comandos das respectivas pastas, mas  a assessoria disse não ter essas informações. A reportagem também tentou contato com os deputados Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Outras pastas seguem com as mesmas indicações

A Secretaria de Prevenção à Violência permanecerá na cota do ex-deputado federal Givaldo Carimbão (Avante), mesmo tendo sido derrotado na última eleição. Tanto que ele foi convidado para assumir de fato o comando da pasta, que atualmente é chefiada por Esvalda Bittencourt, indicada pelo ex-parlamentar.

A informação que a reportagem da Tribuna apurou é a de que Carimbão teria pedido ao governador para assumir a pasta após a Páscoa, devido ao seu engajamento com a realização da Paixão de Cristo na Cidade de Maria, em Craíbas.

À Tribuna, o ex-deputado confirmou que foi convidado pelo governador Renan Filho, mas que decidiu não aceitar o convite, pois precisava dar uma atenção maior aos seus negócios.

“Conversei com o governador, ele me convidou para participar da equipe dele, agradeci e disse que precisava de um tempo para tomar conta dos meus negócios. Vai continuar a secretária que está lá, a Esvalda, normal e depois eu volto a conversar com ele [Renan Filho]. Participo do governo dele com todo o prazer do mundo, estamos juntos, porém eu preciso de um tempo para cuidar das minhas coisas”.

Para a Secretaria de Tecnologia e Inovação (Secti), o nome procurado pelo governador teria sido o do professor Fábio Guedes, que atualmente preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), mas ele teria recusado o convite e preferiu permanecer onde estava. A Secti é comandada atualmente pelo ex- reitor da Ufal, Rogério Pinheiro.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa