Em seu discurso durante a sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) pediu pela derrubada do veto referente à emenda aditiva destinando 1% do Orçamento do Estado, equivalente a mais de R$ 100 milhões, para a saúde.

A parlamentar reforçou que é preciso olhar atentamente para o paciente com câncer, para a oncologia e para o diagnóstico precoce. Segundo Fátima, ela reconhece o desempenho do governador em melhorar a saúde do Estado, com a construção de novos hospitais, mas que a oncologia é uma das bandeiras que ela sempre defendeu.

“É por isso, que estou me posicionando neste momento contrária ao veto do orçamento para fortalecimento da linha de cuidados aos pacientes oncológicos do estado de Alagoas”, enfatizou a deputada.

Canuto enfatizou que “todas as pessoas devem ter um tratamento justo e que não precise está recorrendo ao plano amigo”. “Plano amigo que digo é quando se recorre a um amigo médico, a um amigo administrador de algum hospital ou alguém que ajude em uma consulta”.

Como a parlamentar já foi presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fátima disse que conhece a realidade dos 22 estados que a Rede representa no Brasil e que conhece mais ainda a realidade em Alagoas, onde foi presidente por quatro mandatos.

“Que nesse momento, nos coloquemos no lugar do outro; daquele que não tem recurso, daquele que não tem informação, daquele que não tem a quem recorrer, daquele que não tem como conseguir ir a um especialista fazer o seu diagnóstico em tempo hábil em fase inicial da doença, aquele que depois de muito sacrifício conseguiu o diagnóstico, mas não consegue fazer o tratamento, e principalmente daqueles, que ficaram no meio do caminho”, finalizou a deputada durante a sessão afirmando que quem tem câncer, tem pressa.

CADA MINUTO