Até mesmo os fumantes sabem que o tabagismo é prejudicial, e muito, para a saúde. Estudos demonstram que 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo cigarro, além de provocar 25% das doenças vasculares e 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio

Informações disponíveis no site do Ministério da Saúde demonstram que, segundo relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, as doenças relacionadas com o tabaco são causadas por mais de 4.700 substâncias tóxicas.

Saúde

Parar de fumar oferece diversos benefícios para a saúde. E os sinais positivos começam a surgir rapidamente. Respirar com mais facilidade, por exemplo, é possível após três semanas sem o fumo. Além disso, olfato e paladar ficam mais apurados. Durante o processo, é possível também constatar a normalização da pressão e do nível de oxigênio no sangue.

Dificuldades

Alguns fumantes até mesmo listas os benefícios de deixar o cigarro. É comum encontrar aqueles que já tentaram por muitas vezes deixar o vício. Além da dependência química, parar de fumar esbarra em mudanças de hábitos.

Além de muita força de vontade, traçar uma estratégia pode ajudar nesta missão. Determinar uma data é um bom início. Entretanto, não adianta aquela promessa clássica: ?amanhã eu paro?. O ideal é determinar um prazo de aproximadamente um mês. Dessa forma, é possível reduzir o consumo gradativamente até chegar no dia determinado.

Mesmo com a determinação de uma data, é preciso ter força de vontade quando realmente chegar o dia. Nessa fase inicial, o ideal é mudar os hábitos, evitando assim associar comportamentos rotineiros com o fumo. Por exemplo: evitar o café da tarde que sempre é acompanhado de um cigarro.

Mudanças

Consumir muita água também ajuda a manter o corpo hidratado e saudável. Deixe uma garrafa em sua mesa. Assim, sempre que desejar fumar, beba um gole.

Não esqueça de eliminar todo o estoque de cigarros. Assim, quando a vontade chegar você não encontrará facilmente um disponível. Outra dica valiosa é praticar atividade física e manter uma alimentação mais saudável.

Estadão
FONTE GOOGLE