Um jovem detido e levado à delegacia para prestar esclarecimentos por aplicar um golpe de aproximadamente R$ 40 mil em consultores de vendas por meio de catálogos. Ele foi localizado após investigações na tarde desta quinta-feira (25), na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, município da região metropolitana de Maceió.

De acordo com informações da polícia, Leonardo Márcio da Silva, 25 anos, descobriu uma falha no sistema de algumas empresas que realizam vendas de produtos por meio de catálogos e resgatava para ele pontos destinados aos consultores.

O sistema de pontos bonificam os vendedores e permite que os mesmos realizem o resgate em dinheiro ou em mercadoria. O benefício é oferecido além das comissões pagas pelas vendas.

O delegado Fábio Costa, explicou que Leonardo trabalhou em três empresas com o seguimento de bonificação, que realizam vendas via catálogo, e por isso, sabia como utilizar os dados de usuários, fazer combinações de caracteres e descobrir senhas.  “Desta forma, ele passou a resgatar os pontos e recebia as bonificações que pertenciam a outras pessoas”, destacou o delegado.

Ainda segundo a polícia, Leonardo não fazia vítimas em Alagoas para não ser identificado. Ele aplicava o golpe em consultores de outros estados.

Como não era situação de flagrante, nem cumprimento de mandado, Leonardo Márcio, foi liberado após prestar depoimento. Ele confessou a prática do crime.

As investigações sobre o caso ainda estão em andamento.

CADA MINUTO