Quatro equipamentos para exames avaliados em R$ 600 mil foram levados do Centro Endoscópico e Terapêutico, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL). Segundo a assessoria da unidade, uma enfermeira do setor foi quem constatou o crime nesta sexta-feira (26).

Ainda de acordo com a assessoria, a enfermeira notou a falta dos equipamentos e comunicou aos vigilantes e a gestão do hospital sobre a situação. Em seguida, a Polícia Federal (PF) foi acionada para dar início as investigações.

Após um levantamento, o hospital constatou que os equipamentos roubados foram: dois processadores de imagem, um broncoscópio e um colonoscópio. Ainda não há informações sobre o autor do roubo.

Em nota, a assessoria da unidade informou que o atendimento à população segue normalmente na próxima segunda-feira (29), já que o HUPAA-UFAL conta com a disponibilidade de outros equipamentos do tipo. No entanto, apenas o exame de ecoendoscopia não poderá ser realizado, pois a única máquina para o procedimento foi levada.

Confira, abaixo, a nota do HUPAA-UFAL na íntegra:

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) informa que na madrugada desta sexta-feira (26) foi alvo de furto de quatro equipamentos do Centro Endoscópico e Terapêutico. Um levantamento inicial mostrou que foram levados dois processadores de imagem, um broncoscópio e um colonoscópio. O prejuízo estimado é de R$ 600 mil até o momento. Uma nova avaliação patrimonial será feita para identificar se algum outro material foi levado.

Uma enfermeira do setor notou o ocorrido ao iniciar suas atividades às 6h30, informou os vigilantes e a gestão do hospital, que acionou a Polícia Federal e tomou as demais providências cabíveis. A PF já esteve no local e investiga o caso. A gestão também entrou em contato com a Ufal e a Ebserh, que se colocaram à disposição para ajudar no que for possível.

Os atendimentos na unidade não serão interrompidos e já retornam na próxima segunda-feira (29), pois o hospital conta com outros equipamentos deste tipo. O único exame que não poderá ser realizado neste momento é a ecoendoscopia, pois o único processador capaz de realizar este exame foi levado.

A unidade, entretanto, ainda avalia o impacto no número de procedimentos que serão oferecidos. Anteriormente, era feitos cerca de 80 por dia. O Hupaa reforça que continua à disposição das autoridades visando encontrar os envolvidos e recuperar os equipamentos.

 

Por Rayssa Cavalcante | Portal Gazetaweb.com