Quem sofre de gastrite e úlcera sabe bem o incômodo que representa. Contra ela, o ideal é mesmo uma dieta baseada em alimentos naturais, rica em frutas, vegetais e alimentos integrais. Em contrapartida, que seja pobre em produtos industrializados e processados, como salsicha, frituras e refrigerantes.

Vale destacar o motivo da opção alimentar. Ela facilita o processo de digestão, fazendo com que os alimentos passem rapidamente pelo estômago, evitando que o ácido estomacal seja liberado em excesso, causando azia, dor e agravamento da úlcera.

Dicas

É importante não ficar grandes períodos sem comer. Quando isso acontece, é comum sentirmos queimação no estômago, causadas pela produção de ácidos estomacais. Sendo assim, quem sofre de gastrite ou úlcera deve comer de três em três horas aproximadamente, para evitar machucar ainda mais o estômago que já está sensibilizado.

Também é conveniente consumir alimentos probióticos e antioxidantes. Os últimos são aqueles que contêm substâncias como vitamina C e A, com grande ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir os indesejados sintomas causados pelo machucado no estômago. Já os probióticos são ricos em microrganismos benéficos para o trato digestivo, pois ajudam a acabar com bactérias ruins.

Outra coisa é evitar comer muito de uma vez. É um hábito nada saudável e bastante prejudicial, principalmente para quem sofre de feridas no estômago. Isso acontece porque o corpo precisa fazer um esforço muito maior para realizar a digestão completa, e o que acaba provocando incômodos e queimação.

Estadão
FOTO GOOGLE