O ‘Maio Laranja’ está chegando como reforço às atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no próximo dia 18. A campanha, lançada nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), será marcada de atividades educativas e preventivas.

O lançamento da campanha ocorreu no auditório da Unit, em Cruz das Almas. Durante o evento, foram abordados temas como a definição legal dos tipos de violência sexual, a importância da notificação compulsória, o fluxo de atendimento médico de assistência, perícia médica e atendimento psicológico às vítimas.

A coordenadora estadual da Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) da Sesau, Camile Wanderley, disse que campanha ‘Maio Amarelo’ busca divulgar a realidade sobre esses crimes no Estado. O objetivo da rede é obter a participação de todos na assistência às vítimas e suas famílias.

“Por meio de ações educativas e preventivas, trabalhando em parceria com diversas unidades de saúde, jurídicas e de assistência psicológica, estamos batendo de frente buscando ampliar a assistência e acessibilidade ao tratamento integral às vitimas desse crime em todo o estado”, destacou Camile.

A coordenadora da RAVVS enfatizou que, durante todo o mês de maio, serão realizadas diversas ações educativas s preventivas nas cidades de Messias, Rio Largo, Pilar, União dos Palmares e Arapiraca. “Iremos tratar de educação e prevenção abordando especialmente meninas e adolescentes em idade escolar”, disse.

Capacitação – No lançamento da campanha, no auditório da Unit, foi realizada mais uma etapa da capacitação dos acadêmicos em psicologia da universidade para atendimento às vítimas que necessitem de ajuda psíquica. Após a capacitação,  alunos e professores serão colocados à disposição das vítimas e seus familiares. O atendimento será encaminhado pela RAVVS e o atendimento acontecerá na Clínica de Psicologia da Unit.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unit, Elisabete de Macedo, o atendimento deve ser iniciado em agosto deste ano. “Os alunos estão sendo preparados para atender pessoas que foram vítimas dessa forma covarde de violência, auxiliando para que suas vidas possam ser reconstruídas da melhor forma possível”, reforçou.

Centros de referência – As unidades referenciais para atendimento às vitimas de violência sexual em Alagoas são a Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Geral do Estado, Hospital Ib Gatto Falcão, RAVVS, na Avenida da Paz, em Jaraguá, ou, ainda, através dos números 0800 284 5415, 3315-2059 e 98882-9765.

A criação da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual da Sesau, há seis meses, tem por finalidade instituir uma cultura de assistência com um olhar sem preconceito e de forma humanizada a essas vítimas. “A meta é assegurar o atendimento em tempo hábil em todo o processo de profilaxia e assistência à saúde”, concluiu Camile Wanderley.

TRIBUNA HOJE