Praticar um esporte é trabalhoso. Imagina três. Mas, ao contrário do que pode parecer, ser um triatleta, mesmo que amador, é tarefa prazerosa e cheia de benefícios. Parece loucura alguém querer acordar por volta das 5h da manhã, às vezes antes, pedalar pelas ruas vazias e correr enquanto o sol ainda nem nasceu, mas essa rotina faz parte da vida de diversas pessoas que encontraram neste esporte uma paixão acima dos próprios limites.

É errado, por exemplo, pensar que os triatletas por treinarem para três modalidades diferentes sofrem mais lesões se comparados com apenas nadadores, corredores e ciclistas. Ao dividir o tempo de treinamento entre as três modalidades é possível desenvolver um corpo mais equilibrado sem sobrecarregar apenas um grupo muscular enquanto tem um excelente estímulo para a melhora do seu condicionamento aeróbio.

Benefício

A natação desenvolve os membros superiores e exercita os músculos de forma uniforme. O ciclismo fortifica os glúteos, define as pernas e ajuda a melhorar a capacidade aeróbica do atleta. A corrida traz um grande gasto calórico, também define pernas, panturrilhas e coxas, além de desenvolver a capacidade cardiovascular.

Alimentação

Mas para que todo este conjunto de benefícios chegue até o triatleta, também é preciso adequar a alimentação para conseguir enxergar os avanços durante o treino, não apenas em questão de emagrecimento, mas pelo rendimento em si. A carga de treinamento aumenta o gasto energético que, por sua vez, acelera o metabolismo e traz mais fome.

A vontade de melhorar e continuar vencendo os limites do seu corpo faz com que o atleta entre em um círculo virtuoso, ou seja, quanto melhor for sua alimentação, melhor irá se sentir e mais conquista alcançará. Além dos ganhos para o corpo, de saúde e novos contornos.

Treino

Para um triatleta que treina por lazer, o ideal é manter uma frequência mínima de treino de três vezes por semana, de duas horas cada, uma hora para cada modalidade. Se os treinos forem nos finais de semana, três horas.

O triatlo é um esporte que traz benefícios para a saúde, redesenha o corpo, ajuda a disciplinar o dia a dia, melhora a alimentação e o humor, permite fazer novas amizades e, principalmente, conhecer a si mesmo.

Estadão
FOTO GOOGLE