Em meio à agitação do dia a dia, a procura por praticidade se torna constante e, assim, os temperos prontos acabam sendo uma forma prática de conferir sabor aos alimentos. Um sachê ou cubinho que já está pronto na prateleira do mercado. Entretanto, é preciso atenção quanto a esta prática, afinal o uso diário desses recursos não é tão legal assim.

O tempero pronto é extremamente popular no Brasil. De acordo com a pesquisa ?Hábitos Alimentares do Brasileiro ? preferências, dietas e tendências de consumo?, que contou com 1.021 participantes de diversas regiões do país na edição de 2018, apenas 27% dos consumidores afirmam não fazer uso de temperos industrializados devido ao sabor ou aos riscos que eles podem trazer sobre a saúde.

O restante (72,6%) ainda costuma usar esses produtos no preparo das receitas. Essa mudança de conceito é algo que ainda vai demorar a se consolidar.

Sódio

Fato é que a maioria dos produtos prontos vão conter excessos de sódio, gorduras não tão legais assim, como trans ou saturadas, e outros componentes como glutamato monossódico, que é responsável por dar um incremento ao sabor e que, com consumo rotineiro, pode ser nocivo à saúde.

Alternativa

O caminho é investir em sabor vindo de ervas e do mínimo de sal. Temos uma imensa variedade de ervas que conferem, além de sabor ao preparo, vários benefícios.

As ervas naturais possuem aroma e sabor muito mais intensos, além disso ainda há a grande vantagem de que todos os nutrientes, como vitaminas e antioxidantes, são preservados e transferidos para o prato na hora de saborear aquela refeição caseira.

Até mesmo as ervas e especiarias secas possuem esse benefício que o tempero industrial não consegue proporcionar. Ainda que não dê tempo de ir à feira regularmente para abastecer a geladeira com ingredientes frescos, é sempre bom ter esses temperos secos armazenas, pois eles são um grande trunfo no dia a dia.

Estadão
FOTO GOOGLE