Convidado para reviver o Mazarito na próxima temporada da “Escolinha do Professor Raimundo”, prevista para estrear em setembro no Viva, Leandro Hassum vem assistindo a vídeos antigos de Costinha, o intérprete original. Segundo ele, o maior desafio vai ser trazer o personagem para os tempos do politicamente correto.

– Não é uma crítica, mas o Mazarito é uma figura com muitas piadas e expressões que hoje não são mais bem recebidas pelo público. Teremos que reconstruir isso. Estou mega animado com o desafio. A Cininha de Paula (diretora do programa) conviveu com o Costinha e está me ajudando neste processo – afirma o ator.

Ele diz que é uma grande honra e também uma responsabilidade homenagear o humorista:

– Na infância, ficava em casa ouvindo os discos de humor do Costinha. Quando chegava ao colégio, repetia todas as histórias para os meus amigos, como se estivesse fazendo um show.

Além da “Escolinha”, Hassum segue com outros projetos. Um deles é uma mistura de palestra e show – batizada por ele de “showlestra” – para empresas, em que conta histórias de sua vida e mostra que bom humor é essencial no ambiente corporativo. Além disso, o humorista rodará no segundo semestre a comédia “2 mais 2”. E ele faz tudo isso se dividindo entre o Brasil e os Estados Unidos, onde mora há três anos com a família:

Ficar constantemente viajando é cansativo, mas tem dado muito certo. A experiência de viver nos Estados Unidos tem sido positiva para toda a nossa família em termos de qualidade de vida. Sou uma pessoa organizada e planejo bem meus compromissos. Quem se programa encontra tempo para tudo.

Ele conta que a filha, Pietra, de 19 anos, que estreou como atriz no seriado “A cara do pai”, está tendo a oportunidade de fazer cursos nessa área por lá:

– A Pietra estuda artes dramáticas e agora está aprendendo maquiagem e efeitos especiais para cinema, em Los Angeles. São possibilidades muito bacanas.

Ativa nas redes sociais, ela costuma publicar fotos com o namorado, Daniel. Hassum garante que não é um sogro ciumento.

– Eu tenho ciúmes na questão de querer atenção também. Mas, fora isso, quero mais é que a minha filha esteja feliz. Sou um sogro muito bacana.

Depois de perder mais de 60 quilos graças a uma cirurgia bariátrica, realizada em 2014, Hassum afirma que um de seus desafios em meio à rotina atribulada é não descuidar da alimentação e dos exercícios físicos:

– Me alimento de três em três horas, e, geralmente, quando estou fora de casa, me hospedo em hotéis com academia, para que eu possa manter a minha rotina de exercícios. De vez em quando, faço o dia do lixão e como todas as besteiras que quero. Mas logo retomo a disciplina.

Nos últimos anos, o ator passou também a disputar provas de corrida de rua nos Estados Unidos:

– A ideia não é competir com ninguém, mas me desafiar. Comecei com provas de cinco quilômetros, passei para as de dez e, recentemente, disputei a primeira meia maratona. Foi doloroso, tanto que, no dia seguinte, fiquei de cama. Mas correr é muito prazeroso. É algo que certamente quero continuar fazendo.

GLOBO.COM