Que o ômega 3 e 6 fazem bem para a saúde isso muita gente sabe, mas você conhece o ômega 9 e os seus benefícios? Confira aqui, no QVB, todas as informações!

Apesar do fato de sempre ouvirmos que gorduras são ruins para nosso organismo, que nos fazem ganhar peso, que induzem espinhas e outros problemas, os ácidos graxos, como o ômega 6, ômega 3 e ômega 9 possuem alta popularidade, principalmente entre pessoas mais idosas.

Há inúmeras propagandas na TV incentivando o consumo destes nutrientes pela suplementação e pelos alimentares. No entanto, muitos não sabem que esses nutrientes são um tipo de gordura.

O ômega 9 é uma gordura monoinsaturada, também conhecida como ácido oleico. Ele é chamado assim porque a ligação dupla em sua fórmula estrutural está localizada da posição 9.

Não é considerado um ácido graxo essencial porque o corpo consegue produzi-lo em baixos níveis se o ômega 3 e o ômega 6 estiverem presentes. No entanto, uma alimentação balanceada é indicada para suprir as necessidades diárias destes ácidos graxos e obter seus benefícios. Confira mais detalhes sobre ômega 9, a seguir.

Benefícios do ômega 9

É anti-inflamatório

Estudos recentes revelaram que o ômega-9 é ainda mais potente que o ômega-3 para reverter e destruir inflamações no hipotálamo causadas por dietas ricas em gorduras saturadas. Assim, a substância é indicada para pessoas com sobrepeso ou com doenças cardíacas.

Ajuda na perda de peso

Em função de sua atividade anti-inflamatória, o ômega-9 auxilia no emagrecimento. O hipotálamo é responsável pelo controle da fome e da atividade energética.

Assim, quando esse nutriente reverte o processo inflamatória nessa região e o hipotálamo volta a funcionar de maneira adequada.

Faz bem ao coração

O ômega 9 também reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. Este benefício é possível pois ele aumenta o colesterol “bom”, HDL, e diminui os níveis de colesterol ruim, LDL.

Ele também remove as placas de gordura que se formam nas artérias e que são responsáveis pelos ataques cardíacos.

Melhora o sistema imunológico

A ação anti-inflamatória deste nutriente melhora o funcionamento do sistema imunológico. Consequentemente, há melhora na qualidade de vida e de energia da pessoa que faz o seu consumo.

É indicado para diabéticos

O consumo de ácido oleico beneficia pessoas que possuem diabetes porque aumenta a sensibilidade à insulina, ou seja, diminui os efeitos da diabetes.

Protege contra certos cânceres

Dietas ricas em ômega 9 demonstraram ser eficientes em combater o câncer de mama em ratos fêmeas, e os filhotes tiverem baixas incidências de câncer de fígado.

Assim, é muito provável que humanos também possam obter tal benefício.

Alimentos que contêm ômega 9

Os alimentos com maiores quantidades de ácido oleico são o azeite de oliva e o óleo de canola. No entanto, outros alimentos podem ser boas alternativas também.