Para debater sobre a importância e fortalecimento da Atenção Básica de Saúde em Alagoas, a deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) e a bancada feminina vão realizar na segunda-feira (20), às 15h, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) uma sessão especial para debater o tema. Como propositora da sessão e com o apoio da bancada feminina, a parlamentar visa mostrar, através da sessão, a importância da atenção básica como “solução para organização do Sistema Único de Saúde”.

Segundo Fátima Canuto, debater sobre a atenção básica é fundamental já que ela é a “porta de entrada” dos usuários dos sistemas de saúde.

“Com a atenção básica, os pacientes devem receber orientação sobre a prevenção de doenças. Além disso, ela serve para solucionar casos de agravos direcionando para níveis de atendimento superiores, filtrando e organizando o fluxo dos mais simples aos mais complexos serviços nas redes de saúde de Alagoas”, ressaltou Canuto.

Quatro palestrantes participarão da sessão especial: a Diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde do Pilar, Rosário Carneiro; a Dra Cristina Setti (de Recife); a apoiadora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e o secretário Executivo de ações da Sesau, Paulo Teixeira.