Infecção do sistema respiratório, a gripe preocupa principalmente durante os períodos mais frios. Acredite, a doença pode causas graves complicados. Por isso a vacinação é uma arma eficaz na proteção, já que previne contra os tipos graves do vírus influenza (A H1N1; A H3N2 e influenza B).

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, apenas 63,4% dos integrantes do público-alvo se vacinaram contra a gripe em todo o País. Isso representa um total de 37,7 milhões de pessoas. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 31 de maio

Até 11 de maio, 807 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza foram registrados em todo o país, com 144 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Mito e verdades

Especialistas afirmam que é mito acreditar que a vacinação provoca efeitos colaterais graves ou até mesmo transmite o vírus. Muito pelo contrário: ela previne contra os tipos mais graves da doença.

Os vírus inativos utilizados na produção não conseguem transmitir a doença para os pacientes. Ao contrário. Eles auxiliam o corpo a produzir anticorpos necessários.

A vacinação apenas pode deixar o local da aplicação um pouco dolorido ou provocar uma febre baixa. A dose tem efeito após 15 dias da aplicação.

Cuidados

A gripe é transmitida por meio do contato de objetos contaminados com os olhos, nariz e boca. Tossir, espirrar ou falar também são atos que provocam a proliferação. Por isso, além da vacinação, outros cuidados são necessários.

Evite permanecer por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. É importante lavar sempre as mãos com água e sabão. O álcool em gel é uma alternativa.

Para melhorar a circulação do ar, mantenha janelas abertas. Boa alimentação, repouso e prática de atividade física também estão na lista de cuidados.

Estadão
FOTO GOOGLE