Ao longo de todo o mês, a campanha Maio Amarelo levou a mensagem de segurança e responsabilidade no trânsito para os moradores de Arapiraca. Para encerrar as atividades em alusão ao movimento no município, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde, e a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Arapiraca (OAB/Arapiraca), promoveramo seminário “Trânsito, Direito e Saúde”, no auditório da OAB Arapiraca.

Representantes das instituições palestraram sobre Direito de Trânsito, Segurança Viária, e Promoção à Saúde. A iniciativa também marcou os três anos de atuação do PSVM e a expansão do projeto para outros municípios de Alagoas, são eles: Rio Largo, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Palmeira dos índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Estrela de Alagoas, e Campo Alegre.

Parceria pela Vida

Integraram a mesa de abertura o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Arapiraca, Hector Martins, a coordenadora do PSVM, Edira Soares, o professor da Rede Estadual de ensino, Edson Cavalcante, o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, e a secretária municipal de Articulação Institucional da Prefeitura de Arapiraca, Graça Lisboa.

Adrualdo Catão destacou a escolha da cidade de Arapiraca para sediar o seminário, e as parcerias firmadas pela redução de acidentes. “Arapiraca concentra grande parte dos acidentes relacionados principalmente com motocicletas. O sistema de trânsito envolve vários atores, as SMTTs, as prefeituras, as secretarias de saúde, autoridades de trânsito, então estamos aqui congregando o máximo de instituições para tentar alinhar e coordenar essas ações”, afirma.

De acordo com o presidente da OAB Arapiraca, Hector Martins, é importante que os cidadãos tenham consciência do papel de cada um para a promoção de um trânsito mais seguro e responsável. Hector ressaltou que a Ordem dos Advogados seguirá apoiando esse movimento. “A Ordem abraça essas causas, temos inúmeras comissões justamente com esse intuito. A OAB não é apenas uma instituição classista, ela também se presta a um belíssimo papel que é abraçar a sociedade de uma forma geral, e é assim que a gente consegue contribuir”, diz.

Palestras sobre trânsito

Servidores do Detran/AL estiverem presentes no evento para compartilhar informações e pesquisas sobre a área de trânsito. Entre eles, a própria coordenadora do PSVM e analista de trânsito da autarquia, Edira Soares, que abordou o trabalho desenvolvido pelo plano, falando um pouco sobre a história do projeto e áreas de realização.

O coordenador da operação Lei Seca em Alagoas e presidente do Fórum Fórum Permanente das Operações Lei Seca no Brasil, tenente Emanuel Costa, falou sobre os altos índices de mortos em decorrência de acidentes de trânsito, que se aproxima da quantidade de vítimas por arma de fogo. O momento contou com o depoimento do Seu Cícero, que sofreu um acidente junto à esposa e perdeu um membro inferior.

A assistente social do Detran/AL, Audijane Aguiar, apresentou uma pesquisa realizada pelo setor de serviço social do órgão sobre o perfil comparativo dos motociclistas do município de Maceió e Arapiraca. A pesquisa apontou um alto índice de motociclistas não habilitados, ou seja, cidadãos que não passaram pelo processo de formação necessário, tendo em vista o alto índice de menores condutores. Além disso, muitos afirmaram não seguir as regras de trânsito, nem utilizar os equipamentos de segurança necessários.

Educação nas escolas

O Seminário “Trânsito, Direito e Saúde” também foi marcado pela ampla participação de diversas instituições de ensino. Alunos e professores da Escola Estadual Avelina do Carmo, de Traipu, Escola Estadual Gilvan Barros, de Girau do Ponciano, e Escola Estadual Costa Rêgo, de Arapiraca, integraram o evento.

Na oportunidade, eles realizaram uma apresentação sobre o Maio Amarelo e a redução do índice de acidentes em Alagoas no período carnavalesco de 2019. Também fizeram uma apresentação musical através de paródias lúdicas sobre educação para o trânsito. Ao fim do evento, houve a premiação do concurso de minicontos com reflexões sobre trânsito, promovido pela professora da rede estadual Magna Cristina, parceira do Plano de Segurança Viária para Motociclistas através do PSVM Escolas.

AQUI ACONTECE