Problemas relacionados ao sono costumam refletir não apenas no dia seguinte das pessoas, mas na qualidade de vida.

A falta de sono, no curto prazo, pode deixá-lo mais irritado, ansioso, com a capacidade de raciocínio prejudicada.

Se isso se alongar, os riscos de desenvolver obesidade, hipertensão, doenças cardíacas e até morte prematura aumentam.

Recentemente, a Escola de Medicina da Universidade Harvard publicou um artigo que lista os principais motivos que prejudicam o sono durante a noite.

Leia também: 5 antigos truques para vencer a insônia
Idade

A professora Suzanne Bertisch, da Harvard Medical School, explica que a idade provoca mudanças no nosso organismo.

“Seu ritmo circadiano, ou ciclo de sono-vigília, pode mudar drasticamente quando você envelhece, fazendo com que você fique com sono mais cedo. Então, se 20h é o começo da sua noite ‘biológica’, sua hora de acordar pode ser em torno das 4h”, exemplifica a médica.

Segundo Suzanne, alguns idosos acreditam que isso seja uma disrupção do sono, mas não há necessariamente um problema em dormir e acordar cedo.

Determinados hábitos costumam ser cruciais para prejudicar o sono. Entre eles estão:

Consumo de álcool

Bebidas alcoólicas podem ajudá-lo a dormir com facilidade, mas também influenciam negativamente na qualidade do sono. Pode ser que você desperte no meio da noite. Além disso, causam mais idas ao banheiro. Vai beber? Faça isso pelo menos quatro horas antes de se deitar.

Comer antes de ir para a cama

Dormir de estômago cheio pode ser extremamente desconfortável, principalmente para pessoas que sofrem de azia.

Sonecas

Aquele cochilo aparentemente inofensivo e prolongado durante o dia vai dificultar sua vida na hora de pegar no sono à noite.

Consumo excessivo de cafeína

Seja no café, nos refrigerantes ou chás, essa substância é amplamente conhecida por nos deixar mais alertas. Isso porque a cafeína bloqueia uma substância chamada adenosina, que ajuda a pegar no sono. O ideal é evitá-la depois do anoitecer.

Uso de dispositivos eletrônicos

Apesar de não ser listado por Harvard, o uso do computador, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos antes de dormir interfere no sono.

A exposição à luz do celular, por exemplo, inibe a liberação da melatonina, hormônio indutor do sono que só é produzido quando estamos em um ambiente completamente escuro.

R7.COM