bairro do Bom Parto, em Maceió, vizinho ao Mutange e próximo ao Pinheiro e Bebedouro, segue monitorado pelo Mapa de Integração dos Processos de Instabilidade do Terreno divulgado no mês passado. O presidente da Associação dos Moradores, Fernando Lima, também integrante do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), frisou durante reportagem ao jornal Tribuna Independente, que a situação dos bairros afetados pela extração de sal-gema por parte da Braskem na região, é muito mais sério do que se imaginam.

Ele explicou que o Bom Parto sempre esteve na área de risco e a utilização de evacuação é a mesma que já tinham, como as áreas de alagamento na parte baixa e de encostas. “Já houve em 2009 um deslizamento onde foi vitimada uma pessoa”.

“Na verdade, pessoas estão querendo ver quem arrecada mais para entrar com ações paralelas e indenizações. Nós não colaboramos com isso, porque o que mais importa são as pessoas. Existem áudios vergonhosos de líderes comunitários trocando leite pela presença em manifestos, extorquindo as pessoas do contrário não serão contemplados com moradias que nem existem hoje”, detalhou Fernando Lima.

Ainda de acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bom Parto, existem pessoas se dizendo líder, inclusive com um mapa debaixo do braço para infernizar a vida dos moradores do local. “Moradores entraram numa área de risco aterraram o local, e sempre se teve enchentes, e nunca ninguém deu a mínima para o fato. Agora aparece gente oportunista para enganar os outros”, observou.

Fernando Lima que também é integrante do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) afirmou que tem acesso a todos os levantamentos da Prefeitura de Maceió reconhecendo todo o trabalho feito.

Arnaldo Manoel, presidente da Associação dos Moradores do Mutange, comungou da mesma informação de Fernando. “Estamos atentos a essas pessoas. O Bom Parto não está inserido na situação de relocação de moradores, há um conjunto habitacional que se encontra em local de alagamento, mas não confirmada retirada de pessoas”, reforçou.

Outro presidente de associação de moradores ouvido pela Tribuna Independente foi Augusto Cícero da Silva, líder do bairro Bebedouro. Conforme ele, a polêmica acerca de aproveitadores é antiga, inclusive muitas comunidades estão insatisfeitas com questionamentos informados pelas pessoas suspeitas.

Fonte: Tribuna Independente