lém de investimentos em Saúde, Educação, Infraestrutura, e tantos outros; a prefeita Rita Tenório (PMN) também tem abraçado a Cultura de seu povo. Pois um dos alvos agora de seu governo, passa a se a revitalização de toda parte física da Igreja centenária de Nossa senhora da Conceição, cujo prédio se encontra em estado de abandono, no antigo Engenho Boa Esperança. Esta semana, a gestora foi visitar o local, ao lado de seu vice, Tó, do vereador Silval Clemente e do secretário de Finanças, Lucas Coimbra, na missão de fazer um levantamento de custos.

“Trata-se de um patrimônio histórico do nosso povo, como também de Viçosa/AL, pois essa igreja foi construída em 1910, pelo político e militar, coronel Firmino Rebelo Torres Maia, período em que o nosso território pertencia aos viçosenses” comentou a prefeita, sobretudo entusiasmada com a ideia de recuperar tal patrimônio, onde também o vereador Silval Clemente entrou na jogada, dando total apoio para que a coisa aconteça.

No contexto cultural, Chã Preta tem se destacado, conforme disse a prefeita, com a realização do Festival Agosto Cultural, evento que reúne anualmente diversos grupos folclóricos de várias cidades de Alagoas; a valorização e apoio a Cavalhada Centenária, a realização de apresentação cultural nas missas no alto da Serra Lisa, a 862m de altitude, onde centenas de pessoas são atraídas; além de apoio aos jornais locais Voz da Serra (1953) e O Camponez (1888).

“Pois o município de Chã Preta detém um histórico sem precedência na esfera cultural alagoana; principalmente em se tratando de folclore. Que o diga o nome do saudoso Pedro Teixeira de conceito nacional e de sua irmã dona Ló, que faleceu no mês passado aos 82 anos, figura que ganhou notoriedade no mundo da cultura, como poetisa, folclorista, professora e membro da Comissão Alagoana de Folclore”, comentou Olegário Venceslau, integrante da equipe da prefeita Rita Tenório, e que hoje preside a Comissão Alagoana de Folclore.

Fonte: TRIBUNA HOJE