Em repouso e observação numa clínica na zona sul do Rio de Janeiro após a síncope sofrida em treinamento do Botafogo, Biro Biro passou, nessa terça-feira, por exames de imagem. O quadro do jogador é estável, mas ele espera resultados de novos exames nesta quarta para que os médicos determinem os próximos passos no caso. Um estudo eletrofisiológico – introdução de cateter para captar atividade elétrica em áreas do coração – pode ser realizado logo neste dia seguinte em que o jogador caiu desacordado no treino alvinegro. Vai depender do resultado dos exames.

– Vamos acompanhar. O estudo eletrofisiológico pode definir nova ablação – outra intervenção no coração – ou até mesmo pode definir se foi outro tipo de arritmia e indicar novas formas de tratamento – disse o cardiologista Eduardo Saad.

No ano passado, Saad fez a ablação em Biro Biro. O jogador apresentou pela primeira vez um mal-estar, identificado posteriormente como miocardite viral, ainda na China. Em agosto 2017, chegou a desmaiar durante um jogo do Shanghai Shenxin.

Desde então, mostra ansiedade, receios e insegurança para voltar ao futebol. Ele recebeu dois relatórios o liberando para a prática do esporte, do médico Eduardo Saad. O primeiro quando voltou da China e outro, depois, quando foi jogar no São Paulo.

– A ablação por cateter mostrou arritmia benigna. Mas não era nada que sugerisse risco de vida, nada mais perigosa no caso dele. Ele fez exames justamente para poder jogar. Não havia nada que indicasse risco de atividade esportiva. Hoje (terça-feira) ele fez um ecocardiograma e não deu nada demais. Fez ressonância magnética também. O que vamos ver agora é se fazemos novo estudo eletrofisiológico, como fez ano passado. Teria que refazer esse procedimento (de ablação). É provável. Ele vai ficar internado, em observação. Não tem prazo – afirmou Saad.

O desequilíbrio emocional se acentuou quando foi contratado pelo São Paulo. Se seu primeiro problema, em fevereiro, foi apenas de ordem física – estiramento na coxa esquerda -, em abril apresentou gastrite nervosa, situação da qual se queixou por longo período. Ansiedade e insegurança tinham clara influência na questão que o fez perder espaço no Tricolor.

Após o desmaio em agosto de 2017 (reveja acima), Biro Biro jogou apenas 14 vezes, 12 em 2018, ainda pelo Shangai Shenxin, e duas na atual temporada, com a camisa do São Paulo. O último jogo em que atuou por 90 minutos foi em 25 de junho de 2018, na vitória por 2 a 0 sobre o Heilongjiang Lava Spring, pela Segunda Divisão chinesa.

Vale destacar que, segundo seu staff, perdeu as últimas sete partidas da temporada de 2017 e início da seguinte não apenas em função do problema cardíaco apresentado, mas também por questões contratuais.

GAZETAWEB.COM