Muito consumido no inverno, o vinho pode trazer benefícios para uma vida saudável. Por outro lado, há quem diga que a bebida, como qualquer outra com teor alcoólico, oferece riscos. Mas como saber se o vinho faz bem à saúde?
Para isso, é preciso analisar as recentes pesquisas sobre benefícios e riscos deste consumo. Desta forma, é possível observar os prós e contras desta bebida, que costuma ser facilmente harmonizada com a comida.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo da uva, seja como fruta, suco ou vinho, é benéfico na prevenção, proteção e combate de doenças, principalmente cardiovasculares e renais.
Por outro lado, há pesquisas que apontam que, ao beber um copo por dia, durante um ano, se eleva em 0,5% o risco de doenças relacionadas ao álcool, como câncer, problemas cardiovasculares e cirrose.
Para saber se o vinho é bom ou não à saúde, separamos abaixo os benefícios e os riscos desta bebida. Confira!
Os benefícios do vinho Retarda o envelhecimento
Como o vinho contém antioxidantes, o consumo dele pode diminuir o risco do envelhecimento precoce. Isso porque estas substâncias atacam os radicais livres que causam diversos problemas de saúde.
TERRA.COM